Notícias
Vídeos

Ford testa tecnologia em carros autônomos


Veículo emite comunicação luminosa para alertar pedestres

Por: Da redação - 18 de outubro de 2018

Em mais uma ação de tecnologia, a Ford testa luzes de identificação para carros autônomos. A intenção é estabelecer uma linguagem visual entre carro e pedestre, para que as pessoas entendam quando o carro pretende acelerar, frear, ou seguir em frente. O trabalho é feito em parceria com a Organização Internacional de Normatização e a Sociedade de Engenheiros Automotivos. 

A proposta consiste em três avisos luminosos para comunicação com os pedestres. Por meio de luzes brancas, o primeiro sinal luminoso (luzes que se movimentam de um lado para outro) avisa que o veículo está parando. O segundo (luzes acesas em estado contínuo) indica que o veículo pretende continuar a trajetória, sem parar. O terceiro sinal (uma luz piscando) mostra que o veículo está pronto para acelerar. 

“O mais encorajador desse estudo foi mostrar que os sinais aumentam a confiança das pessoas nos veículos autônomos quando elas conseguem entender melhor a sua movimentação”, explica John Shutko, especialista técnico de Fatores Humanos para Veículos Autônomos da Ford.