Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Ford testa tecnologia de alertas de áudio inteligentes para veículos

Ford testa tecnologia de alertas de áudio inteligentes para veículos

O novo sistema, desenvolvido na Europa, permitirá ao motorista identificar o tipo e a direção de um objeto que se aproxima

Da Redação
22 de março de 2022

A Ford está testando na Europa uma tecnologia que permitirá ao motorista saber intuitivamente quando um objeto se aproxima do veículo, de que tipo ele é e de onde vem. Esse novo sistema de alerta inteligente usa alto-falantes especiais que simulam ruídos de veículos, campainhas de bicicletas e até passos de pedestres.

Os veículos da Ford já contam, hoje, com tecnologias de assistência ao motorista e sensores que geram alertas visuais e sonoros quando há a aproximação de pedestres, ciclistas e outros veículos, e também podem acionar a frenagem autônoma de emergência se necessário.

Os alertas de áudio direcionais levam esses sistemas a um novo nível. Um software desenvolvido pela Ford recebe as informações dos sensores e seleciona o som apropriado, que é reproduzido pelo alto-falante mais próximo do obstáculo.

Oliver Kirstein, engenheiro de software e conectividade da Ford Europa, afirma: “Os sons de alerta atuais já informam o motorista quando é preciso tomar cuidado em determinadas situações. Essa nova tecnologia permitirá saber exatamente qual é o perigo e de onde ele está vindo”.

De acordo com a montadora, os testes realizados em ambiente controlado mostraram que com os alertas de áudio direcionais os motoristas conseguiram identificar corretamente a natureza e a origem do perigo em cerca de 75% das vezes. Mesmo quando é usado apenas o som de alerta convencional no alto-falante especial, os motoristas acertaram a localização do objeto em 70% das vezes.

Os engenheiros também criaram um cenário real de teste, em que um veículo sai de uma vaga de estacionamento e um pedestre se aproxima, acionando o alerta com som de passos. Os participantes responderam de forma positiva e intuitiva ao alerta, especialmente quando ele foi reproduzido por um alto-falante específico.

Segundo os engenheiros, esses resultados poderão ser aprimorados no futuro com o uso de som espacial 3D, como o usado em cinemas e jogos, para que os motoristas identifiquem melhor a origem do perigo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?