Detentora de patentes de tecnologias avançadas no setor automobilístico, a Ford resolveu levar sua experiência para o meio universitário. A empresa disponibilizou engenheiros do seu Centro de Desenvolvimento do Produto para a realização de palestras na Escola Politécnica da UFBA – Universidade Federal da Bahia. Em formato de debate e workshops, os palestrantes falam sobre carreira profissional e o mercado de trabalho na engenharia automotiva. Os temas abordam diferentes setores da engenharia e informações sobre suas áreas de atuação dentro da indústria automotiva. As atividades acontecem entre abril e maio, segundas e quartas-feiras, com início às 8h50 e duração de 1h30, e os debates abordarão as temáticas: Desenvolvimento de Carroceria, Motores e Transmissão, Reciclabilidade, Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento do Produto.
A parceria entre Ford e UFBA foi iniciada em 2003, com foco nos projetos Baja e Biodiesel. Neste período, cerca de 400 estagiários das universidades parceiras tiveram a oportunidade de trabalhar na montadora, adquirindo experiência real de mercado.
“A parceria da Ford com a UFBA e outras universidades é fundamental para o desenvolvimento de profissionais qualificados. Ela nos permite melhorar o nível da educação dos universitários e prepará-los melhor para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, diz o gerente geral de Desenvolvimento do Produto e Powertrain da Ford, Nilton Otsuzi, responsável pela parceria.
Dia do Recrutamento
O Dia de Recrutamento foi uma ação, também resultante da parceria, realizada em março. O evento teve como objetivo identificar candidatos em potencial para a área de Desenvolvimento do Produto da fábrica de Camaçari, que passaram por entrevistas com gerentes, supervisores e especialistas de RH, além de dinâmicas e testes. Desde 2005 o programa já aconteceu em diversas instituições da Bahia e do Brasil, como UNIFACS, Universidade Federal da Paraíba e PUC de Minas Gerais.