Teve início nos Estados Unidos, a venda do novo Focus de série – que deve ser o mais rápido do mundo. Ele é equipado com o motor 2.3 EcoBoost de 350 cv, e impressiona com seus números: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e atinge velocidade máxima de 265 km/h. A tecnologia EcoBoost aplicada no esportivo garante uma potência otimizada, com duplo turbo de baixa inércia que garante maior fluxo de ar em todas as faixas de rotação do motor. O Focus RS está disponível somente com transmissão manual, e dentre as principais novidades ele traz tração integral com controle dinâmico de torque da Ford Performance – divisão de superesportivos da marca – que eleva a dirigibilidade, a aderência e a velocidade em curvas a um novo nível. São quatro modos de direção: Normal, Sport, Track e o inédito Drift, que permite derrapagens controladas. Em cada um deles, o sistema de tração, os controles dos amortecedores de estabilidade e as respostas da direção e do motor são configurados para oferecer o melhor desempenho, de acordo com o perfil do motorista. O modelo também é pioneiro na América do Norte em oferecer a opção de rodas e pneus de inverno como acessório de fábrica. Elas são adequadas para locais com frio rigoroso. Além disso, o carro possui uma inovação: um sistema que permite religar o motor, se ele apagar, somente pisando na embreagem. Isso supre a necessidade de dar a partida na chave ou colocar o câmbio em ponto morto. O esportivo, que está em sua terceira geração, é o 30º carro no mundo a ostentar o emblema RS, ao lado de nomes como Escort RS1600 de 1970, o RS200 de rali de 1984, o Sierra RS Cosworth 1985 e o Escort RS Cosworth 1992.