Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A Ford está lançando quatro novos caminhões: Cargo 1419, o Cargo 1519, o Cargo 3129, incluindo sua versão Mixer. Os modelos fazem parte da nova Linha Cargo 2017, desenvolvida para aperfeiçoar o desempenho da frota. Como é habitual na linha Cargo, os veículos trazem banco com suspensão a ar de série e cabine moderna e ergonômica para aumentar o conforto do motorista.
“Os novos modelos Cargo estão totalmente alinhados com as atuais necessidades do mercado, em que aumentar a produtividade tornou-se vital para todos os setores de atividade, principalmente no transporte”, diz João Pimentel, diretor de Operações da Ford Caminhões. “Usamos toda a experiência da nossa engenharia para desenvolver esses veículos ainda mais robustos, confiáveis e econômicos, que vão trazer um impacto positivo na operação dos clientes.”
Modelo de 14 toneladas
O Ford Cargo 1419 é o novo modelo médio e tem peso bruto total de 14.500 kg. Ele chega para substituir o Cargo 1319 nessa faixa com a adição de 1.500 kg. A sua capacidade máxima de tração subiu para 27.000 kg, o que soma 4.000 kg a mais que o modelo anterior.
“O novo Cargo 1419 tem capacidade de carga de 9.500 kg, ou seja, leva 1.100 kg a mais que o atual modelo mais vendido do segmento. E também tem o motor mais potente, de 189 cv”, diz Flávio Costa, gerente de Marketing da Ford Caminhões.
Entre os desenvolvimentos de engenharia dos modelos estão as longarinas feitas com aço LNE 600 e desenho especial, o novo eixo traseiro, o freio dianteiro reforçado e o conjunto de rodas com dez furos e pneus sem câmara, comunizados para a linha.
Modelo de 15 toneladas
Em relação ao anterior, o novo Cargo 1519 oferece 1 tonelada a mais de peso bruto total, equivalente a 15.400 kg - o maior da categoria. Dentre as novidades dele estão a longarina feita de aço especial LNE 600, novo eixo traseiro e novas suspensões dianteira e traseira.
Seu eixo traseiro motriz, de dupla velocidade, tem relações selecionadas para otimizar o desempenho do veículo (4,56/6,21:1). O motor é de 189 cv com transmissão de seis velocidades. A suspensão dianteira tem amortecedores com nova calibração, além de suportes e componentes de fixação reforçados. A suspensão traseira possui agora molas parabólicas, em vez de molas semielípticas com auxiliar parabólico. A barra estabilizadora, amortecedores e suportes também são novos.
“Além de suportar mais peso, a nova suspensão é mais simples e durável, o que contribui para tornar a manutenção mais econômica. Junto com o aumento da capacidade, esse foi um dos pontos principais buscados no desenvolvimento do veículo”, completa Costa.
Novas opções 6x4
Com o lançamento do Cargo 3129, a Ford passa a ter a linha de caminhões 6x4 mais completa do mercado, junto com os modelos Cargo 2623, Cargo 2629 e Cargo 3133. Com peso bruto total de 30.500 kg, capacidade máxima de tração de 42.000 kg, o novo caminhão é indicado para serviço pesado, como canavieiro, madeireiro e mineração.
“O Cargo 3129 combina o peso bruto total do Cargo 3133 com o motor de 290 cv e relações reduzidas para gerar maior torque e melhor partida em rampa. Assim, é ideal para aplicações que exigem alta capacidade mas não precisam de tanta potência como os modelos fora de estrada, oferecendo uma melhor equação de custo”, conta Flavio Costa.
Serviços pós-venda
A Ford Caminhões hoje está presente em todas as regiões do Brasil, através da sua rede formada por 120 distribuidores. Oferecer um serviço completo, acessível e disponível o tempo todo, com um time que acompanha e atende as necessidades dos clientes, é uma prioridade do seu trabalho.
“Mais do que vender caminhões, queremos acompanhar o consumidor durante toda a sua jornada e antecipar as suas necessidades para buscar o máximo de satisfação”, destaca Flávio Costa.