Com o pensamento de diminuir os roubos de carros, a Ford em parceria com a Intel estudam formas de introduzir o reconhecimento facial em seus veículos. O “Project Mobil”, é um sistema com câmera acoplada ao painel que identifica o proprietário através de foto. Assim, se um estranho se sentar ao volante e não tem a mesma fisionomia do dono do veículo ele, automaticamente, não dará a partida. Se o proprietário cadastrar mais algumas fotos, o sistema obedecerá ao comando.
Mesmo com um baixíssimo índice de roubos de veículos Ford, onde só o EcoSport aparece de forma tímida entre os 20 carros mais roubados no país, não significa que os carros da marca estejam livres de toda a atual violência no trânsito. Foi pensando em oferecer maior segurança aos proprietários de veículos Ford, que a montadora fez uma parceria com a Intel para produzir um equipamento que ajudará bastante no caso de roubos de veículos.
Como funciona a tecnologia da Ford que ajudará a evitar roubos de carros
A inovação da Ford com o Project Mobil, permitirá um fácil reconhecimento dos motoristas, que será feito através de uma câmera frontal instalada no painel, junto com um software de identificação facial.
Neste caso, se a pessoa que se sentar para dirigir o veículo não for o proprietário, ele receberá uma foto no smarthphone e poderá ou não autorizar o uso do carro pelo outro motorista.
Identificando um desconhecido, o proprietário pode bloquear o motor e ainda acionar rapidamente a polícia e tomar todas as providências para que o ladrão seja surpreendido ainda em flagrante.
Além de identificar o motorista do veículo, este sistema também permite que o equipamento fotografe o intruso e disponibilize a foto para a polícia. Para completar o serviço do Project Mobil, ele tem comando a distância para ajustar o banco da melhor forma, regulando altura e distância, além de arrumar a posição dos retrovisores.