Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Ford apresenta o Mustang Shelby GT350

Ford apresenta o Mustang Shelby GT350

Versão topo de linha do musclecar dispõe do motor aspirado mais forte da história da marca, com 500 cv

Da Redação
18 de novembro de 2014

A Ford confirmou a volta de uma das versões de performance do Mustang mais emblemáticas de todos os tempos, o novo Mustang Shelby GT350.

Lançado em 1965, o Shelby GT350 original definiu as credenciais de desempenho do Mustang. O novo Mustang Shelby GT350 traz o motor de produção Ford naturalmente aspirado mais potente de todos os tempos. Esportivo de classe mundial, é um carro feito para as pistas que também pode ser usado no dia a dia nas ruas, projetado para enfrentar as estradas mais desafiadoras do planeta.

O novo GT350 baseia-se na ideia original de Carroll Shelby – transformar um carro urbano excepcional em um campeão nas pistas –, aproveitando os grandes aprimoramentos introduzidos na sexta geração do Mustang. A sua proposta é oferecer uma experiência de direção realmente especial, com um comportamento equilibrado, ágil e empolgante. Um vídeo de apresentação pode ser visto neste link.

Calibrado para as pistas
No início do desenvolvimento do GT350, foi definido que um motor V8 naturalmente aspirado de alto giro seria a melhor opção para um Mustang focado nas pistas.

"O produto final é um motor totalmente novo e exclusivo do GT350, que aproveita a dinâmica do novo chassi do Mustang", diz Jamal Hameedi, engenheiro-chefe de Veículos Globais de Performance da Ford.

O novo motor de 5.2 litros é o primeiro V8 produzido pela Ford com um virabrequim plano, arquitetura encontrada somente em carros de corrida e alguns esportivos europeus. Diferentemente de um V8 tradicional, onde as bielas são ligadas ao virabrequim em ângulo de 90 graus, o seu design adota intervalos uniformes de 180 graus.

O layout de 180 graus e o eixo plano permitem uma ordem alternada de ignição dos cilindros, reduzindo a sobreposição dos pulsos de pressão de escape. Essas mudanças, combinadas com avanços no cabeçote e no trem de válvulas, permitem uma melhor respiração e ampliam ainda mais o desempenho do V8.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas