A Ford irá lançar dois modelos personalizados do Explorer no Salão de Chicago, nos Estados Unidos.
Na mostra, que acontece no dia 13 de fevereiro, serão conhecidas as versões XLT Sport 2017 e a Braun Ability MXV, adaptada para cadeirantes. A Ford teve a apresentação de seu utilitário esportivo destacada pela importância que dá ao segmento de veículos que mais cresce no mundo.
A empresa anunciou a introdução de quatro novos modelos na sua linha de SUVs globais, em segmentos nos quais ainda não compete naquele mercado, para os próximos quatro anos. A ideia da Ford é ampliar sua liderança no segmento de utilitários esportivos. No ano passado a empresa vendeu mais de 740.000 SUVs nos EUA, e teve um crescimento de 7% comparado com 2014, e a chegada de novas gerações de consumidores deve valorizar essa tendência até o final da década, inclusive em outros mercados mundiais. O vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford, Mark La Neve, diz que os consumidores desta nova geração estão ainda começando a formar suas famílias, o que leva a um consumo maior dos utilitários. Ele também afirma que a crescente economia de combustível dos SUVs da Ford é outro fator que favorece essa escolha. Para favorecer esta estratégia, ampliações serão feitas no Explorer, o utilitário esportivo mais vendido do mundo há 25 anos.
O Explorer XLT Sport 2017 contará com um pacote de itens exclusivos como grade, retrovisores, aplique traseiro e rodas de 20 polegadas na cor cinza Magnetic, moldura lateral e rack em preto e revestimento interno em couro e camurça especiais. Ele deve chegar ao mercado norte-americano no segundo semestre do ano. O carro será equipado com motor V6 3.5 e também terá itens como acesso e partida inteligente por botão, banco com ajuste elétrico em 10 posições, sistema SYNC 3 e faróis de neblina de LED.
O BraunAbility MXV, que é produzido em parceria com a BraunAbility, empresa líder na adaptação de veículos, será o primeiro utilitário esportivo de série com acesso para cadeirantes.
Ele já está à venda nos EUA, e conta com porta deslizante e rampa automáticas, além de bancos removíveis para motorista e passageiro. Ele trará outras adaptações para oferecer a mesma funcionalidade de uma van com o estilo e liberdade de um SUV.
A mostra de Chicago acontece um mês depois do Salão de Detroit, também nos EUA.