Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A Ford acaba de anunciar o novo Kuga, um dos cinco utilitários esportivos que devem ser lançados na Europa nos próximos anos.
O anuncio foi feito na abertura do Mobile World Congress, em Barcelona, um dos principais eventos de tecnologia do mundo por Mark Fields, presidente mundial da Ford. A empresa afirma que deseja triplicar o investimento de engenharia em sistemas semiautônomos, além de acelerar a introdução de tecnologias de assistência ao motorista em seus veículos, com o intuito de facilitar tarefas como estacionar e dirigir no trânsito intenso.
Além do Kuga, foi confirmado o lançamento do sistema de conectividade SYNC 3 e da plataforma de serviço ao cliente FordPass na Europa para este ano. A Ford pretende, com essas ações, se tornar uma empresa automotiva e de mobilidade.
O modelo é equipado com um novo motor 1.5 TDCi diesel de 120 cv, estacionamento automático perpendicular, uma versão aprimorada do sistema autônomo de frenagem na cidade e faróis adaptativos. Algumas novidades são a abertura do porta-malas sem o uso das mãos e a tração integral inteligente.
Com o aumento do investimento em tecnologias de assistência ao motorista a Ford quer transferir mais tarefas de direção para o veículo, com foco no conforto e segurança.
O assistente de direção em engarrafamentos e o estacionamento totalmente automático são algumas das principais funcionalidades.
O assistente de direção em engarrafamentos será acionado por um e permite que o carro se mantenha na faixa, além de controlar a direção, o freio e o acelerador de forma automática, acompanhando o veiculo da frente. O estacionamento totalmente automático também controla a direção, câmbio, acelerador e freio, para manobrar o carro na vaga.
Em Aachen, na Alemanha e em Palo Alto e Dearborn, nos EUA, a Ford já conta com dez anos de experiência desenvolvendo um programa dedicado a veículos totalmente autônomos. A montadora , que foi a primeira a fabricar e testar automóveis deste tipo, quer desenvolver a direção autônoma que não exige nenhuma ação do motorista, classificada como automação de Nível 4 pela SAE Internacional. Este tipo de veiculo deve ser oferecido primeiro em climas que permitem melhor desempenho dos sensores e em áreas já mapeadas em 3D de alta resolução.
Junto com o lançamento do FordPass na Europa, a Ford anunciou a adesão de dois novos parceiros ao serviço: a BP e a Mobile City, empresa líder de pagamento móvel de estacionamento. O objetivo do FordPass é oferecer novas experiências aos consumidores em quatro áreas: acesso a serviços de mobilidade próprios e de parceiros, orientação de consultores para resolver desafios de mobilidade, recompensas por lealdade e centros para conhecer as inovações da marca, os FordHubs. As parcerias trarão diversos benefícios aos consumidores, como serviços de geolocalização e ofertas exclusivas.