Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Fiat Argo é equipado com diversas tecnologias Magneti Marelli

Fiat Argo é equipado com diversas tecnologias Magneti Marelli

O destaque vai para o sistema de partida a frio e o câmbio automatizado GSR COMFORT

Caique Silva
02 de junho de 2017

A Magneti Marelli, fornecedora de autopeças e soluções de alta tecnologia para a indústria automobilística, mais uma vez marca forte presença em um dos principais lançamentos do ano.

Para o Fiat Argo, a Magneti Marelli aplicou sua experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas que visam contribuir e melhorar a vida a bordo. Um dos destaques fica por conta do recém-lançado câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) COMFORT, desenvolvido pela unidade Powertrain, além do sistema de partida a frio, batizado de ECS® (Ethanol Cold System).

O novo câmbio GSR utiliza um software renovado e recebeu nova calibração. Conjugado ao novo motor Firefly, proporciona a troca de marchas mais suaves. O câmbio automatizado foi desenvolvido pela Magneti Marelli para os carros da Fórmula 1 no final dos anos 80 e chegou aos carros de passeio em 2008. É um sistema de troca de marchas robotizado, com a eliminação do pedal da embreagem, que proporciona ao motorista acostumado ao câmbio manual uma nova experiência na condução do veículo, com a utilização do modo automático ou manual, além de redução do consumo de combustível e da melhoria do desempenho.

Também da unidade Powertrain, o sistema ECS, além de garantir uma boa partida a frio (até - 8°C), reduz sensivelmente as emissões de poluentes. Outra característica importante é o baixo consumo de energia (menos de 0,5 % da capacidade total da bateria em temperaturas mais baixas). O sistema é composto por coletor de admissão, corpo de borboleta e válvula canister, galeria de combustível e bicos injetores, além da unidade de controle de aquecimento HCU (Heater Control Unit) e dois aquecedores de combustível.

A Automotive Lighting, unidade da Magneti Marelli que desenvolve e produz sistemas de iluminação, contribui com faróis e lanternas. Os faróis têm design inovador, configuração bi-parábola com máscara negra e guia de luz em LED, além da melhor performance da categoria. Já as lanternas são duplas, com filtros de luz interno e lentes multicor com bordas opacas.

A unidade Sistemas Eletrônicos fornece um componente que torna o Fiat Argo único em sua categoria: o quadro de instrumentos digital de 7” em TFT personalizável, que na versão HGT 1.8 vem como item de série. O produto, inédito nesse segmento, apresenta elevada capacidade gráfica, proporcionando mais nitidez nas imagens e mensagens transmitidas ao condutor, como informações relativas a consumo médio e instantâneo, modo de condução - que permite acompanhar a autonomia - e pressão dos pneus, além de contar com diversas funções que auxiliam a vida do condutor, como sinalização de abertura de portas, capô e porta-malas, além do assistente para manobras de estacionamento, com indicação de distância e de posição aproximada de obstáculos posicionados atrás do veículo. Outro desenvolvimento da Sistemas Eletrônicos para o Fiat Argo é o BCM (Body Computer Module), que controla o acionamento dos vidros elétricos, espelhos retrovisores, temperatura do ar-condicionado, imobilizador, travamento de portas, entre outros comandos.

Destaque também para os fornecimentos da unidade Componentes Plásticos e Módulos, como, por exemplo, o conjunto de pedais, híbrido, constituído por plástico e metal. Estes pedais equipam as versões manual, automática e automatizada e asseguram menor peso ao conjunto (ganho de 20% em comparação a um conjunto 100% metálico). A unidade fornece também o sistema de abastecimento do veículo, constituído por tubos plásticos e válvulas de segurança que impedem o vazamento de combustível em caso de capotamento, por exemplo.

Também fornecido pela Magneti Marelli através da divisão Sistemas de Exaustão, o coletor de escapamento com conversor catalítico integrado responde pelos baixos índices de emissões de poluentes. Além disso, a divisão desenvolveu o sistema completo de escapamento, com tubos, silenciadores etc. Para a versão esportiva do veículo, desenvolveu também uma ponteira com design mais agressivo. Todos esses componentes foram desenvolvidos com tecnologias que garantem o conforto acústico e proporcionam redução de peso, com a consequente economia de combustível.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Jeep desembarca em Campos do Jordão na terceira etapa do Rocky Mountain Games 2025
Pitstop
Pitstop
Citroën revela monoposto que levará suas cores na Fórmula E
Pitstop
Pitstop
Cofap Amplia Gama de Amortecedores para Veículos Eletrificados