A fábrica de amortecedores da Nakata, localizada em Diadema-SP, é a primeira empresa no Brasil a receber a certificação ISO 45001:2018 Gestão de Saúde e Segurança publicada em março de 2018. A nova norma substitui a OHSAS 18001 que faz parte das certificações que a fabricante possui e acabam de serem renovadas pelo SGI - Sistema de Gestão Integrado, voltado à saúde, segurança e meio ambiente no trabalho.
Além da certificação ISO 45001:2018, o SGI – Sistema de Gestão Integrado, também reúne ISO 9001:2015 - Gestão de Qualidade e ISO 14001:2015 - Gestão de Meio Ambiente.
A manutenção da certificação confere à fábrica qualidade dos produtos, segurança nos processos, abrangendo também saúde e medidas referentes ao meio ambiente. É um trabalho de constante evolução que conta com a participação dos colaboradores.
“Esta recertificação nas versões atualizadas das normas demonstra que, concomitante ao aumento acentuado da produtividade da planta, é possível ver os resultados concretos da implantação do Sistema Nakata de Produção e do projeto Qualidade Premium, garantindo assim elevados níveis de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade em nossos processos e produtos. Ainda tivemos a grata surpresa que coroa todo o trabalho realizado, com a informação do órgão certificador que a Nakata é a primeira empresa no Brasil certificada pela SGS na norma ISO 45001:2018 Gestão de Saúde e Segurança”, afirma Carlos Moura, gerente da planta - Divisão Amortecedores.
A avaliação é realizada por auditores do SGS, órgão líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação para verificar processos e confirmar os padrões relacionados à qualidade, meio ambiente, saúde e segurança. A recertificação precisa ser renovada a cada três anos e, anualmente, é realizada a manutenção.