O EuroNCAP, órgão que avalia a segurança dos modelos lançados na Europa, realizou testes de colisão com os modelos Alfa Romeo Giulia, o SEAT Ateca e o novo Volkswagen Tiguan. Ambos foram classificados com a nota mais alta (5 estrelas), graças a um generoso pacote de equipamentos de segurança de série. Mesmo que qualquer um dos carros não tivesse alcançado a pontuação máxima, havia a possibilidade de uma segunda avaliação - o que teria sido feito com um pacote opcional de equipamento de segurança. O Euro NCAP passou a aplicar um sistema de Dupla Avaliação desde o início do ano. Nele, a classificação padrão é baseada em equipamentos de segurança de série (disponível para toda a gama). Já a segunda classificação envolve itens opcionais que os fabricantes colocam à disposição dos clientes para determinadas versões. O pacote de segurança do Giulia, Ateca e Tiguan está um nível acima, ao oferecer como item de série, sistema de frenagem autônoma (AEB). Ele ajuda a evitar ou minimizar colisões entre carros e pedestres. Este equipamento começou a ser testado em 2014, mas os três modelos são os primeiros a adotarem em todas as versões e alcançarem nota máxima. “O Euro NCAP mostra o que pode ser alcançado quando governos, grupos de consumidores e clubes de automobilismo de toda a Europa colaboram. Juntos, podemos exercer uma influência na indústria automotiva que seria difícil de alcançar de outra forma. Estamos muito satisfeitos por ver que alguns dos principais fabricantes equiparam os seus modelos novos com um bom pacote de equipamentos de segurança”, diz Michiel van Ratingen, Secretário-Geral, do Euro NCAP.