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O Departamento Nacional de Trânsito aprovou nesta semana a obrigatoriedade do ESP em todos os veículos de passeio comercializados no país.
O ESP, ou controle eletrônico de estabilidade, amplia a segurança do veículo, corrigindo a trajetória das rodas em situações de risco de perda de aderência, como curvas ou pisos molhados. Ele já é obrigatório em carros vendidos na Europa e nos Estados Unidos.
Os automóveis ainda não homologados devem sair de fábrica com o ESP a partir de 1º de janeiro de 2020, enquanto os já homologados tem até 1º de janeiro de 2022 para se adequarem à nova norma.
Para a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores, os prazos são justos, "Este período é necessário para que as engenharias das fabricantes possam adequar os projetos de veículos para receber o sistema", afirmou o presidente da associação, Luiz Moan, em comunicado oficial.
Por enquanto, o carro nacional mais barato com ESP de série é o Ford Ka, versão SEL 1.0, com valor a partir de R$ 47.590.