Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Entenda a importância do revestimento da carroceria do seu carro

Entenda a importância do revestimento da carroceria do seu carro

Saiba como são feitos os processos de pintura e repintura do veículo

da redação
16 de setembro de 2016
 
Durante a fabricação de um veículo, os tratamentos realizados na carroceria são feitos em todo o conjunto. Por outro lado, quando o veículo sofre intervenções no reparo, é comum que se trate apenas um elemento por vez. Nos processos fabris, as carrocerias, quando já estruturadas (montadas), passam por um tanque de imersão a fim de remover contaminações das superfícies. Depois disso ele recebe um revestimento por imersão catódica (CDC), com sólidos de tintas uniformemente distribuídos na carroceria por eletroforese, o que a protege contra corrosões. O processo seguinte é a limpeza com água desmineralizada, seguida de secagem. É nessa fase em que se começa o processo de aplicação de primer e, em sequência, a pintura de acabamento e verniz. Já na repintura os tratamentos são localizados e menos complexos que os de fábrica, mas ainda assim são fundamentais. O fosfato de zinco é aplicado manualmente sobre as chapas ou superfícies sem revestimento. Depois da limpeza, são utilizados produtos referenciados para pintura. As camadas que revestem a carroceria são compostas por: revestimento anticorrosivo, primer, tinta e verniz. Estas camadas, além da função de promover aderência, possuem flexibilidade e dureza suficientes para garantir a proteção da carroceria contra a ação das intempéries e sujeiras. Em caso de arranhões ou impactos, as camadas protegem a carroceria, evitando que ela seja atingida, o que poderia provocar pontos de corrosão. Isso, porém, dependerá da força do impacto ou do arranhão. A aplicação de produtos para emborrachar, comumente conhecido com “batida de pedra”, também acontece nos dois processos. Ela serve para revestir todo o assoalho externo da carroceria, por meio de uma camada espessa, de modo a proteger contra colisões.
 
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?