Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. ElringKlinger desenvolve novas juntas de cabeçote para motores modernos que consomem e poluem menos

ElringKlinger desenvolve novas juntas de cabeçote para motores modernos que consomem e poluem menos

Com novas gerações de juntas de cabeçote, a ElringKlinger vem auxiliando montadoras de todo o mundo a desenvolver motores de automóveis mais modernos, que consomem menos combustível e   têm menor emissão de poluentes.

Da Redação
13 de maio de 2014

 Para atender a este mercado, a multinacional alemã que no Brasil conta com unidade em Piracicaba (SP) investe constantemente em novas tecnologias voltadas para o mercado OEM e também para a área de reposição, neste caso com as autopeças da marca Elring.

A empresa lembra que a contínua evolução de motores de automóveis com tamanhos reduzidos é geralmente acompanhada de elevadas temperaturas e altas pressões na câmara de combustão. Por isso, as juntas de cabeçote precisaram evoluir para atender os conceitos de downsizing.

 

“Cada vez mais, os fabricantes de veículos estão introduzindo motores a gasolina turbinados, menores e mais eficientes, equipados com sistemas de injeção direta. Esta tecnologia coloca enormes exigências sobre o desempenho da junta, que mais do que nunca precisa garantir alta performance”, explica Hans Eckert, diretor-presidente da ElringKlinger do Brasil.

Em resposta, o grupo ElringKlinger desenvolveu novos projetos de juntas de cabeçote que agora contam com elementos de suportes adicionais em relevo posicionado   na câmara de combustão e também na região posterior da junta. O objetivo é suprir as exigências da nova tecnologia de motor no que diz respeito às temperaturas e pressões máximas elevadas.

 

Graças ao material de revestimento em borracha reforçado das juntas da ElringKlinger, foi possível aumentar ainda mais o desempenho de durabilidade do sistema de vedação sob condições extremas.

De acordo com a companhia, a tendência de motores com dimensões menores também gerou aumento na demanda por aplicações de turbo compressores. Atualmente o foco do trabalho de desenvolvimento da divisão de juntas especiais da ElringKlinger está em novos sistemas de vedação, com ênfase na geometria da junta e no desenvolvimento de novas ligas resistentes a temperaturas para juntas de turbo compressores.

 

A empresa também tem feito progressos significativos na área de tecnologia de processo. Neste caso, o foco está na produção de anéis de vedação de turbo compressores capazes de suportar altas temperaturas. Estes processos irão substituir a estampagem e a dobra técnica anteriormente aplicada nesta área.

 

 

A parceria entre a ElringKlinger e as montadoras contribui para acelerar o uso de tecnologias de ponta nos motores dos automóveis fabricados em todo o mundo. Em paralelo, a marca Elring atende às necessidades dos mecânicos no momento da reposição.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas