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Economia de combustível: algumas dicas que vão ajudar a diminuir o consumo

Em tempos de aumento nos valores nas bombas, pequenas atitudes podem refletir no bolso do motorista

Da redação
19 de setembro de 2023

Muitas pessoas não sabem, mas pequenas atitudes no dia a dia ajudam, e muito, na redução do consumo do combustível, o que certamente reflete no bolso do motorista.
Otimizar o consumo e gastar menos combustível pode ser uma questão de hábitos na condução e na correta manutenção do veículo. “O motorista pode estar contribuindo, por puro descuido, para que seu veículo consuma mais combustível do que o necessário para fazer seus trajetos diários”, explica Danilo Ribeiro, Coordenador do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação – CTTi da DPaschoal.


Um dos pontos que auxiliam na redução do consumo de combustível é a manutenção dos pneus calibrados, de acordo com as especificações do fabricante, pois rodar com os pneus murchos aumenta a resistência ao rolamento, o que eleva o consumo. Para evitar esse aumento no consumo, é importante saber a calibragem ideal dos pneus do automóvel, informação que pode ser encontrada no manual do proprietário e, na maioria dos modelos, na coluna da porta do motorista. Além disso, verificar a calibragem a cada 15 dias é muito importante e, se for necessário ajustar a calibragem, o mais indicado é que isso seja feito quando o pneu está frio.


Evitar trajetos com muitas paradas, principalmente pela manhã também é uma grande saída para economizar, pois o motor frio consome mais combustível do que quando está em temperatura de trabalho, ou seja, devidamente aquecido. Além disso, dar a partida e tirar o veículo da inércia também consome mais combustível do que quando se está rodando numa estrada. Muita gente tem o costume de sair com o carro pela manhã, rodar alguns minutos e logo parar, rodar mais alguns minutos e parar novamente, dar a partida e rodar mais alguns minutos, e logo parar em um outro ponto, isso é uma situação de extremo consumo de combustível. A dica é evitar ao máximo paradas desnecessárias, tentando fazer tudo apenas com um destino, programando o percurso com antecedência, evitando ruas congestionadas, que podem forçar a rodar apenas em 1ª e 2ª marchas.

Os engenheiros trabalham para maximizar a passagem do ar pelo veículo, de forma que haja o mínimo distúrbio possível, o que eles chamam de aerodinâmica. Quando se roda com os vidros abertos, provoca grandes turbulências durante a passagem do ar pelo “corpo” do veículo, e isso ajuda a aumentar o consumo de combustível. Por isso, sempre que possível, o indicado é dirigir com os vidros fechados. O ar-condicionado também tem grande relevância quando o assunto é a condução do veículo com os vidros fechados ou não. Em velocidades mais baixas ou em situações de trânsito mais intenso, o efeito do ar-condicionado ou das janelas abertas pode ser mais significativo em relação ao consumo de combustível. Já em velocidades mais altas, como na estrada, a resistência aerodinâmica desempenha um papel mais importante, então manter as janelas fechadas pode ser mais eficiente. Uma boa prática é fechar as janelas e usar o ar-condicionado com moderação, especialmente em situações que exijam mais potência do motor.


Quanto mais peso o veículo estiver carregando, certamente mais combustível ele gastará. Nem sempre é possível diminuir a quantidade de bagagem, mas, quando houver essa possibilidade, é importante pensar bem no que será carregado, especialmente na hora de pegar a estrada. “Tudo que puder ser evitado, pode contribuir para a redução do consumo e, consequentemente, de gastos. Um peso adicional de 50 quilos, por exemplo, pode elevar o consumo médio em até 2%, por isso é importante estar atento a objetos que ficam permanentemente no porta-malas, como caixas de ferramentas, carrinhos de bebê, galões d’água, dentre outros ", explica Danilo Ribeiro.


Nem sempre é possível evitar o processo de acelerar e em seguida frear o carro, especialmente na cidade, e quando o tráfego está intenso. Mas é importante saber que essa sequência de ações tende a consumir mais combustível. Por isso, seja em câmbio automático ou manual, a aceleração progressiva e contida é a melhor saída para aproveitar a eficiência no consumo de combustível. Ao arrancar, o motorista deve escalonar bem as marchas, sendo que a primeira é apenas para o sair da imobilidade, a segunda deve ser utilizada até 20 km/h, a terceira até 40 km/h e assim por diante. No câmbio automático é preciso manter o pé na mesma posição, para o aumento da rotação e velocidade, pois quanto mais trocas no câmbio, maior será o consumo, devido ao trabalho dos componentes internos.


Dirigir com o pé sobre o pedal da embreagem também é uma prática de muitos motoristas, porém ela é extremamente prejudicial ao consumo de combustível e acelera muito o desgaste deste componente. “Por mais leve que seja a pressão sobre o pedal, isso já gera um pré acionamento da embreagem, e desta forma há um desperdício de energia que não gera trabalho algum em prol do veículo, porém precisará de mais combustível”, indica o Coordenador do CTTi DPaschoal.

Os filtros de combustível, óleo e ar são simples de trocar e baratos, porém quando estão com excesso de sujeira e detritos, reduzem sua área de filtração, exigindo do motor um “esforço” adicional, o que gera aumento do consumo de combustível. Com isso, manter os filtros sempre em boas condições e trocá-los na frequência indicada pelo fabricante, no manual do proprietário, é de extrema importância.

O mau funcionamento de diversos componentes do veículo pode acarretar maior consumo de combustível, por isso é importante realizar as revisões do carro conforme indicação do fabricante, antes de uma viagem longa, ou mesmo quando detectar algum problema. Essas revisões também são importantes para garantir a segurança e tranquilidade de quem utiliza o veículo. Manter o motor em dia, com as velas de ignição substituídas na frequência correta, só utilizar óleo lubrificante específico do motor e trocá-lo de acordo com o manual, pode evitar aumentos de 2% a 3% no consumo de combustível.

Respeitar os limites de velocidade é uma obrigação legal e reduzir a velocidade é economia. Mudar o patamar da velocidade numa rodovia de 130km/h, para 110km/h pode reduzir em até 25% o consumo do combustível, e diminuir a velocidade de 110km/h para 95km/h, a economia será de cerca de 10%. Oferecer ou ir de carona, é algo bem simples e não custa nada. A média de pessoas por veículo nas grandes cidades é de 1,4 passageiros, isto quer dizer que a grande maioria das pessoas viaja sozinha. Atualmente existem diversos aplicativos que ajudam a identificar pessoas interessadas em compartilhar seus carros e oferecer caronas.

“No geral, essas mudanças nos hábitos de condução e na manutenção do veículo resultam em economias significativas de combustível. Além de poupar dinheiro, o motorista também pode contribuir para um ambiente mais limpo, reduzindo as emissões do veículo. Importante lembrar de que a manutenção do veículo deve ser feita por profissionais e estabelecimentos sérios e de confiança. Recomendo a todos que adotem essas práticas e vejam os resultados por si próprios", finaliza Danilo Ribeiro.

A DPaschoal, possui 124 lojas instaladas em mais de 100 cidades, de oito estados do Território Nacional, onde além de oferecer uma linha completa de pneus, também disponibiliza, como diferencial, a revisão de segurança gratuita a seus clientes, o que certamente vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas na segurança do veículo, além de sete fábricas de recapagem, instaladas em quatro estados. O princípio de “Medir e Testar Antes de Trocar” está no DNA das lojas DPaschoal, graças a ferramentas exclusivas que avaliam a real necessidade de ter que trocar peças, pneus e a realização de serviços. A Companhia oferece em seus Truck Centers a experiência otimizada com tecnologia e sustentabilidade, para que ela seja completa e ajude a economizar ainda mais tempo e recursos para o bolso e para o planeta.

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