Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Desgaste em coifas e batentes pode comprometer o desempenho dos amortecedores

Desgaste em coifas e batentes pode comprometer o desempenho dos amortecedores

É importante que os componentes passem por revisão regular

da redação
06 de setembro de 2016

O desempenho do amortecedor pode ser comprometido por conta de desgaste das coifas, por isso, é importante verificar se os componentes estão em boas condições de uso. O gerente de serviços e qualidade da fabricante de autopeças Nakata,  Jair Silva, diz que as coifas e os batentes suportam as condições de trabalho e circulação do veículo nas vias públicas, onde é comum encontrarmos resíduos de combustível, óleo, pedriscos, terra entreoutros. Esses resíduos acabam entrando em contato com a coifa, causando rápida deterioração da borracha que deveria estar lá para proteger o amortecedor e não para danificá-lo. Essa deterioração resulta em esfarelamento da borracha. Ela acaba aderindo à haste do amortecedor que, agora sem proteção,começa a receber também água, barro e todo tipo de sujeira. Com o movimento da haste eles se tornam verdadeiros abrasivos - como se tivesse uma lixa esfregando o tempo todo - danificando o vedador de óleo e causando o vazamento que inutilizará o amortecedor. Os batentes atuam como uma segunda mola, então naquelas situações de solicitação extrema o batente evita batidas de fim de curso protegendo todo os componentes do sistema de amortecimento. Assim sendo, quando o batente apresentar qualquer indício de deterioração o mesmo deve ser imediatamente substituído por uma peça nova de boa qualidade. Os amortecedores diminuem os impactos na carroceria, freiam os movimentos da mola e mantém os pneus em contato com o solo. Se os componentes já estiverem desgastados a estabilidade do carro em curvas e boa dirigibilidade podem ficar comprometidas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Durabilidade e Performance do Kit de Distribuição no Motor!
Pitstop
Pitstop
Cuidados essenciais com a bomba de combustível
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025