
A Dana, uma das principais sistemistas da indústria automotiva, participa da Fenatran 2019, que será realizada entre os 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, onde apresentará em seu estande as novidades em eletromobilidade para veículos comerciais, além de destacar sua linha completa de componentes para o mercado de reposição.
A empresa tem como foco a eletrificação de veículos, dando continuidade aos investimentos em células de combustível, componentes eletrificados e mecatrônica.
Com importantes aquisições nos últimos anos, a Dana vem ampliando seu pacote de soluções e se posicionando de forma diferenciada no mercado, através de tecnologia e conhecimento, nos sistemas de eletrificação.
Segundo Ryan Laskey, vice-presidente da divisão de veículos comerciais e engenharia de produtos de transmissão na Dana, a empresa está atenta à evolução da indústria automotiva e acredita que, quanto à fonte de energia, para cada aplicação, região e condições de uso poderá haver uma tecnologia mais eficiente e adequada, com soluções de combustão, elétricas ou hibridas.
As primeiras aplicações para caminhões elétricos são nos setores de serviço leve e médio, geralmente em operações de distribuição, que possuem rotas previsíveis de baixa quilometragem.
Leia também
Ryan Laskey
Na visão do Laskey, as aplicações para veículos comerciais dependem dos ciclos de serviço do cliente, o que determinará que tipo de solução que será mais adequada.
“Para caminhões pesados que percorrem entre 500 e 800 quilômetros por dia e possuam rotas e cargas úteis variadas, a tecnologia híbrida continua a ser mais indicada”, disse ele.
O portfólio elétrico da Dana inclui sistemas de acionamento direto Spicer Electrified, bem como eixos eletrônicos totalmente integrados, equipados com os motores, inversores e sistemas de controle TM4.
“A Dana está pronta para atender seus clientes e oferecer a solução mais eficiente e robusta, quer seja elétrica, híbrida ou a combustão, para quase todo tipo de veículo comercial, desde picapes e vans até caminhões e ônibus, passando por modelos fora de estrada”, destaca Raul Germany, presidente da Dana para o Brasil.
Conteúdo
útil?
Faça login para avaliar
Foi útil?