WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Conheça alguns sinais de comprometimento do sistema de freio

Conheça alguns sinais de comprometimento do sistema de freio

Pedal de freio mais baixo, pedal duro, vibrações, desvio de trajetória são sinais que indicam problemas no sistema de freio

Da Redação
06 de julho de 2021

Composto por diversos componentes, o sistema de freio é um dos mais importantes para a segurança dos ocupantes do veículo. Por isso, a recomendação é ficar atento a sua manutenção. 

Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, afirma: “Quando o pedal de freio fica duro e pesado pode indicar comprometimento do sistema de freios. É sinal que o multiplicador de força, o servo freio, está com algum defeito, podendo ser problema de estanqueidade da mangueira que liga o servo freio até o motor, câmaras sem vedação”.

Já quando o pedal de freio está baixo ao pisar, chegando, às vezes, a tocar o assoalho, o problema pode estar relacionado ao cilindro mestre indicando gavetas com avarias, o que faz com que ocorra perda de estabilidade interna e, consequentemente, perda de pressão, o técnico acrescenta: “Vazamentos por tubulações rígidas ou flexíveis também podem provocar pedal mais baixo”.

Vazamentos ocasionados na região da pinça de freio ou no cilindro de roda no caso de tambor de freio traseiro, tubulações partidas ou baixo nível de fluido de freio no reservatório também são fatores que podem acarretar pedal mais baixo.

Caso o motorista sinta vibração no volante ao pisar no freio, pode ser consequência de discos de freio ou cubos de roda empenados. No freio traseiro, também é possível observar este tipo de vibração caso tenha ovalização no tambor. “Mas, não confunda com veículos que têm freio ABS, que numa frenagem de emergência pode haver vibração no pedal de freio”, adverte Eduardo.

O freio esponjoso ou fofo é um sintoma de presença de ar no sistema de freio e deve ser feito sangria. Guimarães alerta:  “Envelhecimento do fluido de freio também pode ocasionar este tipo de problema. Basta trocar o fluido e fazer a sangria”.

Com relação ao desvio de trajetória ao pisar no freio, Guimarães finaliza: “Será preciso verificar as condições das pinças de freio e se há engripamento do êmbolo por oxidação”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?