Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Conheça alguns sinais de comprometimento do sistema de freio

Conheça alguns sinais de comprometimento do sistema de freio

Pedal de freio mais baixo, pedal duro, vibrações, desvio de trajetória são sinais que indicam problemas no sistema de freio

Da Redação
06 de julho de 2021

Composto por diversos componentes, o sistema de freio é um dos mais importantes para a segurança dos ocupantes do veículo. Por isso, a recomendação é ficar atento a sua manutenção. 

Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, afirma: “Quando o pedal de freio fica duro e pesado pode indicar comprometimento do sistema de freios. É sinal que o multiplicador de força, o servo freio, está com algum defeito, podendo ser problema de estanqueidade da mangueira que liga o servo freio até o motor, câmaras sem vedação”.

Já quando o pedal de freio está baixo ao pisar, chegando, às vezes, a tocar o assoalho, o problema pode estar relacionado ao cilindro mestre indicando gavetas com avarias, o que faz com que ocorra perda de estabilidade interna e, consequentemente, perda de pressão, o técnico acrescenta: “Vazamentos por tubulações rígidas ou flexíveis também podem provocar pedal mais baixo”.

Vazamentos ocasionados na região da pinça de freio ou no cilindro de roda no caso de tambor de freio traseiro, tubulações partidas ou baixo nível de fluido de freio no reservatório também são fatores que podem acarretar pedal mais baixo.

Caso o motorista sinta vibração no volante ao pisar no freio, pode ser consequência de discos de freio ou cubos de roda empenados. No freio traseiro, também é possível observar este tipo de vibração caso tenha ovalização no tambor. “Mas, não confunda com veículos que têm freio ABS, que numa frenagem de emergência pode haver vibração no pedal de freio”, adverte Eduardo.

O freio esponjoso ou fofo é um sintoma de presença de ar no sistema de freio e deve ser feito sangria. Guimarães alerta:  “Envelhecimento do fluido de freio também pode ocasionar este tipo de problema. Basta trocar o fluido e fazer a sangria”.

Com relação ao desvio de trajetória ao pisar no freio, Guimarães finaliza: “Será preciso verificar as condições das pinças de freio e se há engripamento do êmbolo por oxidação”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025
Pitstop
Pitstop
Fiat Fiorino completa 45 anos: uma trajetória de liderança, inovação e versatilidade no Brasil
Pitstop
Pitstop
Importância e Processo de Fabricação de Cabeçote de Motores