Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Confira algumas dicas de revisão do sistema de direção para identificar falhas nos componentes

Confira algumas dicas de revisão do sistema de direção para identificar falhas nos componentes

Uma avaliação detalhada no estado da caixa de direção, barra de direção, terminal axial e de direção ajuda no diagnóstico para identificar possíveis problemas

Da Redação
20 de setembro de 2020

O sistema de direção, responsável pelo movimento angular das rodas é  fundamental para garantir a dirigibilidade e segurança do veículo no trânsito. É formado por volante, coluna, caixa, terminal e/ou barra de direção e terminal axial. Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, afirma: “Todos os componentes do sistema de direção precisam ser inspecionados no momento da manutenção, já que cada um deles pode interferir diretamente na dirigibilidade e segurança do automóvel”.

Protagonista do sistema, a caixa de direção conta com duas tecnologias: hidráulica e mecânica. Segundo o gerente, esta tarefa é considerada difícil. Avaliar a caixa de direção hidráulica precisa ser feito por profissional habilitado. Deve-se observar o seu estado, nível de fluido, se existem vazamentos, folgas e estado das coifas. Ao identificar algum defeito, será preciso encontrar a fonte do problema, reparar ou efetuar a substituição da caixa. No caso da caixa mecânica, os cuidados são semelhantes, excluindo o cuidado relacionado ao fluido.

Com relação à barra e terminal de direção, Silva ressalta que é importante examinar o estado das coifas protetoras para observar se há rasgos ou  folgas, caso um desses componentes apresente dano ou folga na coifa, é preciso substituí-lo.

“Peça que interliga a caixa de direção aos terminais de direção, o terminal axial, também conhecido como braço de direção merece a atenção de um profissional, com análise relacionado a folga e estado das coifas de proteção.  Esse é outro item que depende da integridade da coifa, que não pode estar comprometida sob-risco de contaminação da área de trabalho”, alerta Jair.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
GNV de 5ª Geração: Vale a Pena em 2026? Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Converter
Pitstop
Pitstop
Brasil avalia retorno da vistoria veicular obrigatória para carros com mais de 5 anos