Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A Volkswagen começa a se preocupar com as vendas do Up! TSI depois da chegada do HB20 1.0 Turbo. Mesmo não sendo concorrentes diretos, o modelo da Volks pode perder território para o sul-coreano pelo motor 1.0 turbo, que era exclusivo até então. Além disso, o subcompacto é 27,5 cm mais curto que o HB20, e mesmo assim os preços não se diferenciam tanto. O Up! TSI mais barato é o Move com um valor de R$ 46.590. Já o HB20 1.0 Turbo Comfort Plus tem preço de R$ 47.445, ou R$ 855 a mais que o TSI. VW fica em desvantagem tendo em vista que o modelo da Hyundai, que é de uma categoria superior, com mais espaço para pessoas e porta-malas bem maior. Já em termos de motorização, existem pontos em comum, pois ambos possuem três cilindros, bloco de alumínio, comando variável, 12 válvulas, trabalham com pressão máxima de turbo de 0,9 bar e geram os mesmos 105 cv com etanol. Porém, nesse caso a Volkswagen sai a frente pela adoção de injeção direta. Graças à tecnologia mais avançada, entre outros benefícios, o Up! não precisa de tanque auxiliar de partida a frio (ao contrário do HB20). Isso porque o sistema utiliza pressão de injeção muito maior, fazendo com que a combustão se dê mais facilmente, sem necessidade de outros artifícios.
Com etanol, os dois tem o mesmo desempenho, porém com gasolina o Up! leva ligeira vantagem (101 cv, ante 98 cv do Hyundai). Além disso, no Volkswagen a potência máxima ocorre a 5.000 rpm, portanto "antes" da verificada no sul-coreano (6.000 rpm). O Up! também tem maior potência no torque (16,8 mkgf, contra 15,0 mkgf no HB20). Nesse caso, ambos dispõem de força máxima em baixa rotação (1.500 rpm no Up!, e 1.550 rpm no HB).