Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Cofap amplia ainda mais seu catálogo de amortecedores

Cofap amplia ainda mais seu catálogo de amortecedores

A Marelli Cofap Aftermarket amplia o portfólio de amortecedores Cofap com novos códigos para carros de passeio da marca Renault

Da Redação
08 de janeiro de 2023

Principal componente do sistema de suspensão, o amortecedor é um item fundamental para a segurança do motorista e demais ocupantes do veículo. A peça é responsável por manter os pneus sempre em contato com o solo, garantindo a estabilidade e a dirigibilidade do carro nas mais diversas condições de piso.

Os técnicos da Cofap explicam que a durabilidade dos componentes da suspensão varia de acordo com a forma de condução do veículo e do tipo de terreno em que costuma trafegar. Se o motorista dirige de modo agressivo e circula por pavimentos em más condições, os componentes do sistema são submetidos a esforços maiores e têm a vida útil comprometida.

Mas, qualquer que seja a forma de dirigir, é recomendado que seja feita uma revisão periódica dos amortecedores. Os componentes internos, como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas, entre outros, sofrem desgaste natural e se não estiverem funcionando corretamente, podem comprometer a eficiência do amortecedor e prejudicar a estabilidade, a segurança e o conforto.

Os novos códigos e suas aplicações são: GP30628 (Renault Logan/Sandero 1.0 – exceto Stepway, a partir de 2021, dianteiro), GP30629 (Renault Logan/Sandero 1.6, a partir de 2021, dianteiro) e GP30630 (Renault Stepway, a partir de 2021, dianteiro). É importante ressaltar que todos os amortecedores da linha leve possuem o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que garante a confiabilidade da peça para o mercado reparador.

Caso seja necessária a troca, a Cofap faz um alerta ao consumidor:  mantenha distância das peças recondicionadas e pense na segurança em primeiro lugar. O mais indicado é que a substituição seja feita por produtos com qualidade reconhecida, como os da Cofap. Outra dica é que a troca seja feita sempre aos pares, para cada eixo. Se um amortecedor novo trabalhar em conjunto com outro usado (mesmo que ainda esteja em condições de uso), num mesmo eixo, poderá haver desequilíbrio no desempenho da suspensão, prejudicando a dirigibilidade.

WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Mito ou Verdade? Adicionar aditivo em veículos que nunca utilizaram, pode causar problemas?
Pitstop
Pitstop
Durabilidade e Performance do Kit de Distribuição no Motor!
Pitstop
Pitstop
Cuidados essenciais com a bomba de combustível