Notícias
Vídeos

Chevrolet lança linha 2017 do Onix com novo sistema ECO


O hatch compacto deve ser referência em conectividade e eficiência energética

Por: da redação - 26 de julho de 2016

Lançado no fim de 2012 e atualmente o veículo mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix passa por sua primeira reestilização. O hatch compacto terá, além de um sistema multimídia que permite maior integração entre o veículo e o smartphone do usuário, o inovador sistema OnStar. Essa tecnologia permite comandar funções do veículo por meio de um aplicativo para celular, bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente. Outro diferencial competitivo importante do Novo Onix é o multimídia MyLink de segunda geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como o Android Auto e o Apple CarPlay. Nele diversos recursos também podem ser acionados por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante. Em seu visual, há mudanças expressivas na dianteira e traseira. O interior tem maior valor agregado e a maior oferta de itens de segurança e conveniência. O carro recebeu ainda um pacote significativo de evoluções mecânicas com foco na redução do consumo de combustível e conforto. O sistema ECO é um conjunto que inclui uma nova geração de motores (1.0 e 1.4) e de transmissões, manual e automática - ambas de seis marchas a partir de então. Com ele, foi possível atingir nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet. A direção elétrica e a nova calibração da suspensão deixam o veículo mais estável e agradável de dirigir. A cabine é espaçosa e teve seu acabamento aperfeiçoado no novo modelo, que será comercializado inicialmente nas versões LT e LTZ. Ao todo são cinco opções de cores, que valorizam as linhas expressivas do novo design do carro. Além das tradicionais cores Branco Summit, Prata Switchblade e Cinza Graphite para a carroceria, foram incorporadas à linha 2017 o Vermelho Carmim e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas. “O Novo Onix está mais refinado, com superfícies bem trabalhadas, materiais mais nobres e elementos estéticos inéditos. Tudo isso mantendo a forte identidade e o amplo espaço interno que consagraram o modelo no mercado nacional”, afirma Wagner Dias, diretor de Design da GM. O automóvel será muito bem equipado de fábrica desde a versão de entrada (LT 1.0 ECO), que conta com OnStar pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos tipo um toque, painel com velocímetro digital, bússola e alerta de mudança de marcha, sistema de áudio com Bluetooth e entrada USB, chave tipo canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, faróis com máscara negra, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, porta-revista no dorso do assento do carona, limpador e desembaçador traseiro, espelho nas sombreiras, sistemas antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança, câmbio de seis marchas, rodas aro 14 com novas calotas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo. A versão LT pode vir com acabamento interno em dois tons (preto e cinza), sistema multimídia MyLink de segunda geração, volante com comandos de áudio e telefone, luz de cortesia no porta-luvas, abertura do porta-malas por controle remoto, retrovisor interno com botões de acesso ao OnStar e o pacote Protect do OnStar (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência). Já o modelo de luxo LTZ traz detalhes internos e externos cromados, computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos com a função um toque, bancos com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada e LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar com o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação). O modelo é o primeiro da linha Chevrolet no país a adotar o sistema ECO - um conjunto de tecnologias com foco em conforto, performance, emissões e eficiência energética. Com ele é possível reduzir em até 18% o consumo de combustível do hatch. O Novo Onix 1.4 ECO MT6, por exemplo, roda com um litro de gasolina, 14,9 km na estrada e 12,5 na cidade. Com etanol, os números são 10,2 km/l e 8,6 km/l, respectivamente. Resultado melhor inclusive que de rivais equipados com motor 1.0 três cilindros e turbinados. Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve, quando abastecido com etanol, 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm. O modelo chega a 180 km/h de máxima e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5s.