Notícias
Vídeos

Catalisadores para os veículos duas rodas: mais simplicidade com a mesma eficiência


Componente desenvolvido pela Continental oferece versatilidade com estrutura mais simples e garantia de eficiência em quesitos de desempenho e sustentabilidade

Por: Da redação - 02 de outubro de 2018

Quando o assunto é limpeza de emissão de poluentes, o foco é desenvolver e utilizar novas tecnologias cada vez mais inteligentes para unir eficiência e soluções sustentáveis. Segundo estimava divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 7 milhões de pessoas morrem anualmente por conta da poluição do ar. Além disso, a grande variedade do mercado de motocicletas no Brasil exige que os catalisadores sejam versáteis, permitindo que os designers possam trabalhar com massas e pesos diferentes. A Continental investe em pesquisa e desenvolvimento para oferecer variedade e atender às necessidades específicas de cada modelo dentro do universo das duas rodas.

Os catalisadores gerenciam a emissão de gases poluentes reduzindo massa térmica e, consequentemente, a pressão traseira do veículo. Com isso, as motos podem trabalhar com mais eficiência de desempenho e consumo de combustível. A posição do componente, sua densidade celular e o uso de chapas na estrutura metálica da motocicleta são essenciais para o seu bom funcionamento, inclusive sob o ponto de vista econômico. E para isso, é necessário também cumprir uma série de requisitos técnicos e legais, que determinam uma quantidade máxima de gás que pode ser emitido a fim de preservar e controlar a qualidade do ar.

Simplificação sem perder eficiência
Investir no desenvolvimento de novas soluções tornou possível simplificar a peça a fim de oferecer opções de baixo custo para o mercado. “Quanto mais próximo o catalisador estiver do motor, mais eficiente ele será. Além disso, sua estrutura simplificada e versátil torna a solução mais barata, sem perder qualidade e garantia de eficiência”, comenta Sven Seifert, gerente de Catalisadores da unidade de negócios Veículos de Duas Rodas & Powersports da Continental.