Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Camaro e Mustang terão mesmo câmbio de 10 marchas

Camaro e Mustang terão mesmo câmbio de 10 marchas

As marcas devem firmar a parceria em 2017, mas garantem que as características de cada modelo serão preservadas

da redação
05 de julho de 2016

A partir de 2017, Chevrolet Camaro e Ford Mustang devem compartilhar uma inédita transmissão automática de 10 marchas. A agência Automotive News afirma que o desenvolvimento conjunto aconteceu somente por contenção de custos. “É uma surpresa para todos nós. No meu tempo éramos proibidos até de falar com qualquer pessoa da GM”, diz Gale Halderman, designer responsável pelo estilo da primeira geração do Mustang. Mesmo com a surpresa da notícia para alguns, as montadoras já estão acostumadas. Ford e GM já trabalharam juntas em diversos projetos anteriores, como o desenvolvimento de uma transmissão de seis velocidades utilizada em modelos como os Ford Fusion e Escape e os Chevrolet Malibu e Equinox.  Porém, esta será a primeira vez que os arquirrivais Camaro e Mustang irão atuar juntos. As expectativas da Chevrolet é que o Camaro ZL1 seja o primeiro de oito modelos a ganhar a nova caixa de dez velocidades, batizada de Hydra-Matic. Já para a Ford, a picape F-150 já foi confirmada para receber o mesmo câmbio a partir do último trimestre deste ano. Depois, algumas versões do Mustang também irão adotar a nova transmissão na linha 2018. Será difícil encontrar semelhanças de comportamento entre Camaro e Mustang ou mesmo entre F-150 e Silverado. Isso porque, mesmo que alguns componentes internos sejam idênticos, as duas empresas vão fabricar e programar suas transmissões de formas independentes, respeitando suas próprias diretrizes. “Vamos utilizar nosso próprio software de controle para assegurar que cada transmissão seja cuidadosamente combinada ao próprio DNA de cada modelo produzido por cada empresa”, garante Craig Renneker, engenheiro-chefe de transmissões da Ford. Em março a Chevrolet comunicou que a nova transmissão automática com conversor de torque troca as primeiras quatro marchas até 36% mais rápido do que a automatizada de dupla embreagem PDK da Porsche. Além disso, haverá um sistema de controle novo, que permite calibrações de desempenho projetados para diferentes tipos de veículos. Por fim, as três últimas relações contam com função overdrive - medida que também colabora para conter o consumo e reduzir a rotação do propulsor.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025
Pitstop
Pitstop
Fiat Fiorino completa 45 anos: uma trajetória de liderança, inovação e versatilidade no Brasil
Pitstop
Pitstop
Importância e Processo de Fabricação de Cabeçote de Motores