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  5. Bosch celebra 40 anos da introdução do ABS em carros de passeio

Bosch celebra 40 anos da introdução do ABS em carros de passeio

Embora só introduzida em 1978, as pesquisas da Bosch com foco em prevenir o travamento das rodas começaram no início do século 20 e a primeira patente do sistema foi registrada em 1936

Da Redação
13 de junho de 2018

A Bosch comemora em 2018 os 40 anos do início da produção em série do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS). A introdução do primeiro ABS do mundo em carros de passeio foi realizada pela empresa em 1978 e tornou-se um marco na área de segurança ativa.

Evolução e funções adicionais

O trabalho da engenharia da Bosch para simplificar a primeira versão do ABS seguiu ano após ano. Em 1989, o design compacto da unidade de comando eletrônico permitiu que a mesma fosse montada diretamente no modulador hidráulico, o que diminuiu drasticamente o peso total do ABS geração 2E.

Usando novas válvulas solenoides, foram desenvolvidas a geração 5.0, em 1993, e nos anos seguintes as versões 5.3 e 5.7. Os principais benefícios novamente foram a redução de peso e a incorporação de funções adicionais, como a distribuição eletrônica da pressão de frenagem, que substituiu a válvula mecânica de corte da pressão hidráulica, anteriormente presente do eixo traseiro.

Em 2001, a Bosch iniciou a produção da geração 8 do ABS, que foi modificada e melhorada por diversas vezes, possibilitando o surgimento de outras tecnologias, como o Sistema de Controle de Tração (TCS) e Programa de Estabilidade Eletrônica (ESP®).

Atualmente a tecnologia está na geração 9. Entre os diferenciais em relação à versão anterior estão: o sistema menor e mais leve, além de apresentar maior capacidade de processamento e redução da vibração do pedal no momento da frenagem.

ABS no Brasil

Desde janeiro de 2014, 100% dos automóveis novos vendidos no Brasil devem sair de fábrica equipados com freios ABS como item de série. Contudo, desde 2007 a Bosch já apresentava aos motorista brasileiros a tecnologia através da nacionalização do sistema. Desde então, foram produzidos mais de seis milhões de unidades no país

40 anos de ABS Bosch – linha do tempo

1936: Bosch registra a patente para “o mecanismo que previne o travamento das rodas em veículo a motor”.

1970: Protótipo ABS 1 funcionou com todos as funções desejadas; contudo a durabilidade e confiança do sistema não eram suficientes.

1978: Produção em série do primeiro sistema de frenagem antitravamento, ABS 2, em carros da Mercedes-Benz e, logo após, da BMW.

1981: Bosch fabrica o ABS número 100 mil; o sistema passa a equipar também veículos comerciais.

1985: ABS Bosch é instalado nos veículos dos Estados Unidos pela primeira vez.

1986: Um milhão de ABS produzidos pela Bosch.

1987: Começa a produção em série do TCS - Sistema de Controle de Tração para carros de passeio.

1988: Primeiro ABS para motocicletas é lançado no mercado.

1989: O ABS 2E é o primeiro com a unidade de controle eletrônica montada diretamente no módulo hidráulico (unidade integrada).

1992: Bosch atinge a produção de 10 milhões de sistemas ABS.

1993: Produção em série do ABS 5.0 da Bosch.

1995: Produção em série do ABS 5.3 e do ABS para motocicletas. Introdução do ESP® - Controle Eletrônico de Estabilidade.

1998: Bosch começa a produção do ABS 5.7.

1999: 50 milhões de sistemas ABS Bosch.

2001: Produção em série do ABS 8.

2003: 100 milhões de sistema ABS Bosch.

2004: ABS é equipamento de série em 15 países membros da União Europeia.

2007: Primeira fábrica de freios ABS é inaugurada no Brasil.

2009: Bosch lança ABS geração 9 para motocicletas.

2014: Em Tochigi, no Japão, Bosch produz 1 milhão de ABS para motos. O ABS passa ser item obrigatório em todos os carros zero quilômetro no Brasil.

2016: Bosch lança ABS geração 10 para motocicletas.

2017: Produção nacional: 6 milhões de ABS produzidos no Brasil.

2018: 40 anos do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS).

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