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  5. Blindagem de carro pode ganhar garantia de fábrica

Blindagem de carro pode ganhar garantia de fábrica

Ainda não há cobertura no país, mas duas blindadoras já visam certificação de uma marca de luxo

da redação
16 de maio de 2016

Algumas marcas de automóveis de luxo devem passar a oferecer uma garantia “de fábrica” para carros blindados em breve. Para tal, é preciso que o serviço seja feito em empresas credenciadas. A novidade foi divulgada durante a Exposec, uma das principais feiras da América Latina da área de segurança, ocorrida em São Paulo. Atualmente é comum que o carro, ao ser blindado, perca a garantia original e passe a contar apenas com a cobertura da empresa que instalou e da concessionária responsável pela venda. Alex Cirillo, engenheiro da Autostar Blindados, explica que cada empresa trabalha de um jeito diferente e isso faz com que os resultados dos serviços nem sempre sejam iguais. Dependendo do tipo de intervenção feita, o carro pode apresentar pontos vulneráveis que podem comprometer a segurança do motorista e do passageiro em caso de acidente: “Se a blindagem da coluna B (central) não for bem feita, pode impedir que o air bag de cortina abra corretamente e proteja a cabeça dos ocupantes se houver colisão”, exemplifica. O engenheiro adiantou que uma empresa alemã deve anunciar a partir do segundo semestre a blindagem com garantia oficial, e que algumas concorrentes no mercado de luxo devem acompanhar a estratégia. A ideia, segundo o executivo, é criar uma padronização da proteção para que - apesar de toda a transformação que um serviço desse tipo envolve - o automóvel mantenha as características originais. Ele diz que o serviço realizado pela Autostar prevê reforços de aço em pontos vulneráveis, como na junção de portas com a carroceria, e nos cantos dos vidros. “Por causa de custos, normalmente não se faz isso”. Além da Autostar, Alex Cirillo informa que a Blindarte também está selecionada para realizar o serviço para a marca de luxo. Durante a Exposec, a blindadora expôs um BMW X3 cheios de disparos de balas, feitos para mostrar a proteção de pontos críticos no veículo. A blindagem permaneceu intacta. Segundo a norma brasileira determina, a blindagem de nível 3A (permitida pelo Exército para carros de passeio) resiste a disparos de armas leves, como os de espingardas calibre 12 e pistolas 9 mm. Em razão do uso de aço em maiores quantidades, a cobertura deve ser entre 10% e 15% mais cara que as convencionais. Além disso, o peso dela também deve ser um pouco maior do que o padrão. Para homologar o trabalho, a montadora exigiu que, além de ser submetido aos disparos de arma, o carro blindado também cumprisse testes de rodagem e de abertura e fechamento das janelas: “Os vidros abriram e fecharam 11 mil vezes”, garante. O engenheiro considera que o segmento está entrando em sua “terceira onda” com a garantia de fábrica: “Há 18 anos, o cliente comprava o carro e ele mesmo levava para blindar. Na segunda onda, que é a atual, ele adquire o carro na concessionária e ela mesma direciona o veículo à blindagem”, diz.

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