Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Bieleta: item da suspensão do veículo que garante segurança nas curvas

Bieleta: item da suspensão do veículo que garante segurança nas curvas

O componente faz a ligação da barra estabilizadora com o sistema de suspensão e auxilia o amortecedor a manter o pneu em contato com o solo

Da Redação
07 de outubro de 2021

Os amortecedores são os componentes mais conhecidos do conjunto de peças que compõem a suspensão do veículo, mas há outras peças que também merecem especial atenção na hora da manutenção. 

A bieleta atua diretamente na suspensão do carro e é essencial para ter segurança no momento de fazer as curvas. Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, explica: “A bieleta, em sua maioria, é uma haste de aço ligada por dois pinos esféricos, tipo um pivô, e há modelos também que são um parafuso com várias partes de borracha. Mas, independente do modelo, faz a ligação da barra estabilizadora ao sistema de suspensão do veículo”.

Segundo Silva, a bieleta auxilia o conjunto de suspensão a manter o contato do pneu com o solo e, principalmente, evitar que a carroceria incline demasiadamente em curvas. Por isso, é fundamental que a manutenção esteja em dia.

Um dos fatores que pode provocar o desgaste da bieleta é a deterioração da coifa de proteção dos pinos esféricos. “Caso a coifa esteja danificada, rasgada ou furada, poderá ocorrer a entrada de abrasivos e acelerar o desgaste, levando a inutilização da peça”, ressalta Jair. Já o principal sinal de que a bieleta está comprometida é o ruído ao passar em desníveis de solo ou ruas esburacadas.

Silva alerta ainda para outro fator que pode levar a acidentes, e afirma: “Se o pino esférico sofrer desgaste excessivo poderá sacar do alojamento, fazendo com que a haste da bieleta fique solta no sistema de suspensão. Caso ela atinja o pneu, poderá cortá-lo e ocasionar um problema mais sério”.

A recomendação é efetuar inspeções periódicas para observar o estado da coifa e se ela não tem folga, pois não há reparo ou manutenção preventiva para a bieleta. “Se apresentar folga ou borracha deteriorada a única solução é a substituição”, finaliza Silva.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas