A Audi apresentou, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o RS3 Sportback 2016. O modelo é a versão hatch de alto desempenho da terceira geração do A3. Dentre as novidades, uma carroceria 25mm mais baixa que a A3 Sportback, para-lamas e saias laterais exclusivos, defletor de teto traseiro e grandes rodas de alumínio fundido de 19 polegadas. O motor é 2.5 turbo FSI de cinco cilindros e 2.480 cm³ gera 367 cv e trabalha em associação com uma transmissão automatizada S-tronic de sete velocidades e dupla embreagem. A montadora diz que o conjunto permite ao hatch acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. Além disso, ele atinge 60 a 100 km/h em 4,1 segundos em quarta marcha, e de 80 a 120 km/h em 5,8 segundos, em quinta marcha. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. O modelo também conta com o sistema launch control, assistente que ajusta a tração para minimizar o deslizamento em falso dos pneus. A transmissão S tronic vai trocando as marchas de forma quase imperceptível, enquanto o cinco-cilindros abre e ganha velocidade. Em uma reta longa, pode-se chegar a 220 km/h rapidamente.
Os diversos modos de condução, ajustáveis por um botão,facilitam a vida do motorista. No modo Dynamic, o motor fica ainda mais esperto e a transmissão entra em modo Sport, passando a trocar as marchas em rotações mais elevadas. As possibilidades de customização pelo motorista chegam até mesmo ao ronco do motor, que pode ser aumentado ou reduzido, graças a um dispositivo que controla as abas dos condutos do sistema de escapamento.
O torque máximo surgindo a 1.625 rpm e as marchas inferiores bem curtas permitem ao hatch entregar esportividade já de saída, mesmo em trajetos do dia a dia – onde os modos Efficiency e Comfort são os mais adequados. Os bancos são de couro esportivo, que proporcionam uma ótima posição de dirigir, e os ajustes elétricos são opcionais. O RS3 Sportback 2016 deve chegar por R$ 290.990, completando a gama do modelo no Brasil.