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Um aplicativo criado pela Ford atribui pontos ao motorista de acordo com o seu comportamento ao volante. Ele ainda pode ser usado para premiar os melhores usuários com descontos em serviços como compartilhamento, aluguel e seguro de carros. A empresa divulgou a novidade durante a Semana de Tecnologia de Londres, realizada esta semana. A estratégia adotada pelo Projeto de Comportamento do Motorista é semelhante à de metas dos aplicativos de ginástica e condicionamento físico. “Como os aplicativos que mostram a distância percorrida e as calorias que queimamos, a pontuação do motorista incentiva as pessoas a dirigir de modo mais inteligente”, diz Jonathan Scott, líder do projeto Ford Smart Mobility. “Queríamos entender melhor como as pessoas usam nossos produtos e ajudá-las a melhorar seu comportamento. A pontuação, combinada com orientações, torna isso mais fácil”.
Durante quatro meses, sensores colheram dados de mais de 40 Ford Fiesta dirigidos por voluntários em Londres, a fim de registrar as ações de cada motorista em mais de 160 mil quilômetros e 4 mil horas de testes. A pesquisa registrou desde o movimento mais leve do volante até frenagens bruscas, assim como a hora do dia, o clima e o histórico de condução da pessoa. O aplicativo demonstra aos motoristas como diferentes comportamentos afetam a sua pontuação e podem melhorar a sua direção. A exemplo disso, dirigir na marcha correta, manter aceleração constante e fazer curvas suaves. Ele também calcula uma pontuação para cada trajeto, com base nos dados de aceleração, frenagem e uso da direção. Através de um gráfico é possível saber em que dias o seu desempenho foi melhor ou pior. Cientistas da Ford e especialistas em transporte pretendem aprofundar seus estudos com base nestes dados colhidos. A empresa global de design IDEO participou do programa para pesquisar o que as pessoas dizem, pensam, sentem e fazem quando estão no volante. O resultado mostrou uma grande diferença entre como as pessoas pensam que dirigem e como dirigem de fato. “A partir desses dados pudemos testar um algoritmo altamente avançado, desenvolvido internamente, para pontuar a direção do usuário. Essa pontuação pode ser usada para desenvolver um perfil de mobilidade, para os motoristas economizarem dinheiro em serviços criados especialmente para as suas necessidades”, completa Scott.