Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Aliança Renault-Nissan e Daimler expandem cooperação com a nova fábrica no México

Aliança Renault-Nissan e Daimler expandem cooperação com a nova fábrica no México

Equipes trabalharão conjuntamente no desenvolvimento da próxima geração de veículos compactos tanto para a Mercedes-Benz quanto para a Infiniti

Da Redação
31 de julho de 2014

A Aliança Renault-Nissan e a Daimler AG estão expandindo significativamente sua cooperação com o desenvolvimento conjunto de veículos compactos premium e produção compartilhada no México.

O CEO da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn e o CEO da Daimler, Dieter Zetsche, anunciaram que suas companhias estabeleceram uma joint venture 50:50, que prevê a construção e operação de uma nova fábrica em Aguascalientes, no norte do México. 

Segundo os executivos, a novo empreendimento ficará nas imediações da fábrica já existente da Nissan e terá a capacidade de produzir anualmente 300 mil veículos, quando estiver operando em sua capacidade máxima.

O início da produção está planejado para 2017, com modelos da Infiniti. A produção de veículos da marca Mercedes-Benz acontecerá em 2018.

Investimentos
Daimler e Nissan dividirão os custos do investimento total para a fábrica de Aguascalientes, que são de aproximadamente €1 bilhão. As companhias gerarão 5.700 empregos (incluindo engenharia, funcionários da linha de produção e de administração) quando a fábrica alcançar sua capacidade máxima, prevista para 2021. Além disso, o elevado índice de integração da produção deverá aumentar significativamente a base de fornecedores mexicanos. 
"O desenvolvimento conjunto de veículos compactos premium e a produção compartilhada em Aguascalientes representam um dos maiores projetos entre Aliança Renault-Nissan e a Daimler. Isso também mostra como nossa colaboração, que começou na Europa, se tornou global", afirmou o Chairman e CEO da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn

A colaboração próxima entre Infiniti e Mercedes-Benz em todos os estágios de desenvolvimento, da pesquisa avançada e design à produção, vai assegurar que os veículos feitos dentro deste projeto serão claramente diferentes entre si em termos de design de produto e especificações.

 “Em Aguascalientes, vamos levar nossa parceria bem sucedida para um novo nível, combinando as habilidades das duas empresas, Daimler e Nissan, em uma unidade de produção. Apenas quatro anos após iniciarmos nossa cooperação, a decisão de se construir uma nova planta é um marco”, disse o presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis, Dieter Zetsche.

Crescendo juntos no México
Em novembro, a Nissan inaugurou a primeira parte de um complexo industrial de 2 bilhões de dólares em Aguascalientes. Isto aumentou a capacidade total de produção da empresa no México para 850 mil veículos por ano.
A cooperação industrial Franco-Nipo-Germânica entre a Daimler e a Aliança Renault-Nissan começou em abril de 2010, com três pilares inicialmente focados na Europa. Desde então, o portfólio foi expandido para 12 projetos significativos, incluindo iniciativas importantes das Américas ao Japão.
Ao longo deste ano, a Aliança e a Daimler iniciarão a venda da próxima geração de carros urbanos smart e Twingo, desenvolvidos em plataforma compartilhada. O Twingo e o smart de quatro lugares estão sendo produzidos na nova fábrica da Renault em Novo Mesto, na Eslovênia, e o smart de dois lugares em Hambach, na França.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?