Notícias
Vídeos
Comunidades Oficiais

Valeo celebra 50 anos de Brasil na vanguarda da tecnologia da mobilidade sustentável 


Desde que chegou ao país, empresa impulsiona a inovação tecnológica na indústria automobilística nacional

Por: Leonardo David - 05 de dezembro de 2024

public/img/noticias/funcionario Valeo.jpg-4918


A Valeo, empresa de tecnologia, com amplo portfólio de soluções para todos os níveis de eletrificação, automação e segurança veicular, celebra 50 anos de operação no Brasil. A trajetória no mercado nacional é marcada pela inovação e pelo compromisso com a descarbonização da indústria automobilística e a mobilidade sustentável. A empresa aproveita a data para reforçar seu legado e visão futura, com o lançamento do iBSG, primeiro sistema Belt Starter Generator 12V/48V adaptado para motor flex fuel, fabricado no país, a base tecnológica dos veículos MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) 

A linha do tempo da Valeo no Brasil tem vários momentos significativos. A empresa chegou ao mercado nacional em 1974, com a aquisição da Sofica, fábrica de radiadores em Itatiba (SP). No mesmo ano, houve a compra mundial da Cibié, do segmento de iluminação automotiva, que tinha uma unidade na capital paulista. As operações mantiveram os nomes originais até a unificação global da marca, em 1980.  

 A partir desse ano, com o nome Valeo consolidado, mais importante que a ordem cronológica é a evolução tecnológica da empresa, sempre na vanguarda e comprometida com o desenvolvimento da mobilidade sustentável, em todos os aspectos: processos fabris mais limpos; matérias-primas que prezam pela preservação ambiental; produtos que proporcionam maior eficiência energética e menos consumo de combustível; gestão de pessoas focada na diversidade, inclusão, desenvolvimento profissional e autonomia; entre outros.    

 “Nosso crescimento no Brasil é reflexo da estratégia da Valeo de ser uma indústria global, com adaptação local, considerando as características e particularidades de cada mercado onde atua. Chegamos ao país nos anos 1970, por meio de aquisições e enxergando o potencial do Brasil e região. Cinco décadas depois, somos uma das maiores empresas de tecnologia automotiva do país, fornecemos para a maioria das montadoras e Aftermarket e seguimos acreditando e investindo no mercado nacional”, diz Mauro Dias, presidente na Valeo América do Sul.  

 Atualmente, a Valeo tem três unidades fabris no Brasil. Construída em 1999, a unidade de Campinas (SP) – Divisão Power Drive e limpadores – foi projetada para ser uma das mais avançadas do país e abriga as linhas de produção de sistemas de embreagens, limpadores de para-brisa, alternadores, motores de partida e, agora, o sistema iBSG 

 A planta de Itatiba (SP) – Divisão Power Thermal – atualmente é responsável pela fabricação dos radiadores, ar-condicionado, eletroventiladores, intercoolers, trocadores de calor, condensadores e módulos térmicos. Em Gravataí (RS), são produzidos os sistemas de ar-condicionado.  

 A Valeo no Brasil também conta com a Valeo Service desde 2000, uma divisão dedicada ao mercado de reposição, com uma estrutura logística estrategicamente localizada no Brasil. Localizada em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, a Valeo Service atua como uma base inteligente que possibilita um atendimento ágil a todo o mercado de Aftermarket na América do Sul. A divisão é reconhecida por seus serviços inovadores que posicionam a empresa como uma das melhores no segmento em soluções digitais, treinamentos, assistência técnica e suporte completo.   


Gestão de pessoas  

O sucesso de uma empresa está intimamente ligado à satisfação e ao talento de seus colaboradores. A trajetória Valeo no Brasil é marcada pelo compromisso com um ambiente de trabalho colaborativo e humano, que estimula a criatividade e promove o desenvolvimento profissional contínuo.   

A empresa se destaca por formar e potencializar talentos e oferecer diversas oportunidades de crescimento, valorizando as habilidades e a experiência e despertando o senso de pertencimento, e por ser aberta ao diálogo, sempre em busca de soluções inovadoras que fazem a diferença. Com essa cultura, a Valeo se orgulha em dizer que mantém muitos funcionários com longos anos de carreira, contribuindo com a construção do legado.   

Segundo Daniela Magalhães, diretora de Recursos Humanos na Valeo América do Sul, a forma como a empresa pensa e age, a permite estar na vanguarda do setor automotivo. “Somos pioneiros na adoção de treinamentos online, potencializamos o impacto pessoal e o desempenho de equipe por meio da Global LeadershipAcademy, estamos com o nosso olhar voltado para a diversidade e a inclusão e ressaltamos que o que nos motiva todos os dias é a excelência como lidamos com todos e com o negócio.”  


Preservação ambiental  

Desde que chegou ao Brasil, a Valeo reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, alinhando tecnologia, governança e gestão ambiental, por meio de políticas de ESG até o desenvolvimento de soluções híbridas, visando a descarbonização, abrangendo não apenas o uso dos veículos, mas todo o ecossistema, como fábricas, colaboradores, fornecedores e parceiros. 

A empresa, além da tradicional ISO 14001, que estabelece padrões para a gestão da qualidade ambiental, é uma das primeiras a serem certificadas pela ISO 50001. A norma fornece diretrizes para estabelecer, implementar, manter e melhorar o sistema de gestão de energia, reduzindo custos e as emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.  

Com foco em reduzir a pegada de carbono, assim como promover uma transição verde em toda a cadeia produtiva, a Valeo destaca diversas ações práticas, como aterro zero na planta de Itatiba, mais de 2.100 mudas de árvores plantadas na cidade, logística reversa na Valeo Service, o reuso de água da chuva, a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos, entre outras.   

“Esses são apenas alguns exemplos de que estamos no caminho certo, rumo ao cumprimento do programa global CAP50, que prevê reduzir a pegada de carbono em 75% até 2030 e zerar, até 2050. Desde 2019, temos registrado 6% de redução anualmente”, fala Natalia Merigue, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, para as unidades de Itatiba e Gravataí.