Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Fatores que fazem o veículo puxar para um dos lados

Fatores que fazem o veículo puxar para um dos lados

Frenagem desigual está entre os fatores que podem ocasionar o problema

Leonardo David
17 de setembro de 2024

public/img/noticias/1-materia-sistema-direcao.jpg-847a


O sistema de freio é fundamental para garantir a segurança não só dos ocupantes do veículo, mas também no trânsito. Por isso, motoristas precisam ter especial atenção aos sinais de problemas na hora da frenagem, como por exemplo, quando o veículo puxa para um dos lados ao frear. “Diversos fatores podem contribuir para essa situação até mesmo pneus com calibragens diferentes, o que não poderia ser classificado como defeito e sim como um descuido do motorista, mas, em alguns casos, pode ser sinal de problema nos freios”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le. 

O que provoca essa situação e como resolver – Segundo Leite, diversos problemas podem levar a uma frenagem desigual entre as rodas, fazendo com que o veículo puxe para um dos lados. Entre as causas mais comuns estão o desgaste irregular ou acentuado de pastilhas e discos de freio, ajuste incorreto de lonas ou sapatas, e até mesmo vazamentos no circuito hidráulico do freio. Ligado a essa deficiência do freio em um dos lados, o excesso de carga transportada contribui para intensificar ainda mais esse desequilíbrio. 

O coordenador também ressalta que a falta de alinhamento da direção e folgas nos componentes da suspensão e direção são outras possíveis causas para o volante puxar para um lado. 

“A recomendação é, em qualquer sinal de anormalidade no uso, levar o veículo a um mecânico de confiança, para análise e solução do problema”

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas