Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Entrevistas
  4. /
  5. Nakata revela qual o segredo para se destacar no mercado de reposição e suas novidades

Nakata revela qual o segredo para se destacar no mercado de reposição e suas novidades

Marcelo Tonon, Diretor Geral da Nakata Automotiva, destaca o crescimento da marca, a importância do reparador para o desenvolvimento da fabricante

Da redação
01 de dezembro de 2023

Fale um pouco de sua carreira, trajetória profissional e responsabilidades na Frasle Mobility.

Estou na Nakata há mais de 25 anos e tive a grata oportunidade de acompanhar desde 2004 todo o processo de evolução da empresa com a ampliação de portfólio e novas linhas de produtos que tornou a marca referência em componentes para suspensão no mercado reposição. Sempre atuei nas áreas de operações industriais e supply chain e gosto muito de estar próximo da minha equipe, procurando entender as dificuldades e dar espaço para que as pessoas possam desenvolver as suas habilidades da melhor forma possível, estabelecendo um diálogo franco e direto. 
Trabalhei no desenvolvimento de fornecedores na Ásia lá no começo desse processo. Foi uma experiência muito enriquecedora e uma grande escola para a vida que trouxe muito aprendizado sobre as diferentes culturas. 

Inaugurada há dois anos, o que representa a unidade Nakata de Extrema-MG para os planos estratégicos da marca?

A fábrica de amortecedores Nakata e o centro de distribuição Frasle Mobility de Extrema - MG é um novo marco para a empresa e representa não só a ampliação da manufatura no Brasil, mas também poder competir mundialmente. Foi projetado para sustentar o nosso plano de crescimento nos próximos anos, por isso, é o foco central de toda a nossa estratégia de desenvolvimento. A nova planta possui alta capacidade produtiva e modernos processos da indústria 4.0 e está integrada ao centro de distribuição, que foi ampliado para suportar a expansão dos negócios que concentra também a distribuição de outras marcas do grupo como Fras-le, Fremax e Controil, sendo atualizado com modernos processos de suplly chain para garantir agilidade no serviço de entregas.
A Nakata mostra mais uma vez que entende e está comprometida com o mercado de reposição, investindo em um projeto audacioso e que visa oferecer, primeiramente, agilidade no desenvolvimento e abastecimento de produtos, garantindo a peça certa, no lugar certo com amplo acesso ao mercado. O resultado de uma fábrica com equipamentos de última geração garante esta eficiência na produção, ganho de competividade e rapidez na entrega, suportando as necessidades atuais e novas demandas. A Nakata confia no potencial do mercado e na capacidade do Brasil em possuir centros de excelência de produção mundial, a exemplo de outras empresas do grupo.

Quais são as principais mudanças e resultados alcançados com a nova fábrica?

Em termos de tecnologia, a nova planta segue os preceitos do mais alto padrão de qualidade e inovação adotados em todas as plantas da Frasle Mobility ao redor do mundo, pois, desde 2020, a Nakata passou a fazer parte desse importante grupo brasileiro com atuação global. Com equipamentos avançados e processos da indústria 4.0, é possível dobrar a capacidade de produção, além de aumentar a eficiência para o desenvolvimento de novos produtos, assim como garante agilidade no setup da produção. 
A nova fábrica oferece efetivos ganhos em produtividade e com muitas oportunidades para atender demandas de médio e longo prazo, pensando lá na frente. O impacto é bem representativo e já estimando atender ás necessidades do nosso plano de negócios no futuro.

Quais são as práticas sustentáveis adotadas na fábrica de Extrema? 

Temos como compromisso a preocupação de minimizar impactos ambientais e garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus colaboradores. Para isso, seguimos à risca o Sistema de Gestão Integrado baseado nos requisitos das principais normas internacionais de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, que atendem os padrões de certificações ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, verificados durante auditorias feitas por órgão certificador. Inclusive, a mais recente certificação é a ISO 45001, criada a partir de dados da Organização Internacional do Trabalho, para atestar um Sistema de Gestão que elimine os perigos e minimize os riscos através de medidas preventivas e de proteção, proporcionando um local seguro e saudável.
Desta forma, promovemos não só o desenvolvimento contínuo, mas também oferecemos soluções cada vez melhores e inovadoras para o mercado de reposição, com diversidade de produtos para atender á complexidade de novos modelos de veículos, sejam leves, comerciais ou motopeças através de produtos e processos que atendem aos requisitos de qualidade, meio ambiente e segurança e saúde ocupacional. 

Quais são as projeções de crescimento da marca e há planos para exportação? 

O mercado de reposição no Brasil oferece boas perspectivas, a frota circulante evolui e a demanda para atender esses veículos também, isso é um movimento contínuo. O aftermaket evolui de forma estável e constante com crescimento pequeno. O mercado de veículos usados está aquecido nos últimos anos, gerando impacto na reposição porque o seminovo requer manutenção e quando este mercado está aquecido, a tendência é que as pessoas se preocupem mais em deixar o veículo em boas condições de uso, já que vão adiar a compra do zero quilômetro. 
Agora uma empresa da Frasle Mobility, a Nakata tem diversas oportunidades para expandir os negócios, para outras geografias, da América do Sul, juntamente com outras marcas da companhia, além de outros mercados que a Frasle Mobility já atua, como América do Norte, Ásia e Europa. 

A Nakata está preparada para atender aos veículos elétricos e híbridos?

Sem dúvida, é uma questão que estamos tratando com toda a importância que o tema merece até porque já há uma evolução desta frota eletrificada no Brasil, que cresceu 250% nos últimos anos. A Nakata está se preparando para atender esses novos modelos que trazem mais tecnologia embarcada, a nossa fábrica de amortecedores oferece todas as condições para atender, da melhor forma, todas as inovações que a indústria vem apresentando, assim como contamos com todo hub de inovação da Frasle Mobility.  

Em termos de linha de produtos quais são os segmentos que a Nakata abrangem atualmente? 

A Nakata vem ampliando constantemente a sua linha de produtos, com 70 anos de atuação, foi pioneira ao lançar o amortecedor pressurizado HG no Brasil na década de 80. Hoje, possui amplo portfólio com mais de 4.700 itens em constante evolução, reunindo linhas de suspensão, direção, freio e transmissão, tanto para carros, motos, quanto para caminhões e ônibus, com cobertura de quase 95% da frota de veículos. 
Entre as linhas de produtos lançadas recentemente, temos bomba de direção hidráulica para veículos leves e pesados para 84 aplicações, além de cabos de comando para motocicletas, como cabos de acelerador, embreagem, freios e velocímetro. São 52 itens para várias aplicações das marcas de motocicletas Honda, Yamaha e Suzuki.

Na sua opinião, o que realmente o mecânico leva em consideração no ato da compra da peça Nakata? 

O mercado de reposição tem características muito singulares aqui no Brasil, valorizando muito o relacionamento e a confiança. A cadeia produtiva estabelece vínculos baseados nesses conceitos porque a demanda surge na oficina e precisa ser atendida em menor tempo possível. O mecânico recorre ao parceiro varejista que tem já longo histórico de bom atendimento, pois sabe que terá as suas necessidades supridas. A escolha da marca também passa por uma série de fatores que são avaliados por essa cadeia, como disponibilidade, qualidade, atendimento, suporte pós-venda e serviços agregados para que os aplicadores se sintam seguros em usar o produto e saibam que podem contar com todo o esse respaldo que faz toda a diferença para ele que está ali vendendo o seu serviço ao dono do carro. A Nakata tem em seu DNA ser próxima ao mecânico para entender as suas dores e poder contribuir com soluções que possam melhorar o dia a dia na oficina, onde tudo acontece e reflete diretamente na fábrica. 

Como enxerga o papel dos mecânicos e de que forma a Nakata atua para atendê-los em suas necessidades?

Os mecânicos têm uma participação fundamental em todo o processo, são eles que abrem a caixinha e decidem sobre qual marca vão aplicar. 
A Nakata trabalha oferecendo soluções para proporcionar aos mecânicos a melhor experiência com a marca em todos os pontos de contato ao longo de sua jornada de consumo e reafirma o seu compromisso com o mercado em oferecer produtos de alta qualidade e portfólio variado com constantes lançamentos de componentes para as linhas de suspensão, direção, freio, transmissão e motor. Também atua de forma consistente e próxima dos clientes, ouvindo as suas necessidades e entregando soluções, que vão além do produto em si. Neste sentido, nosso serviço de atendimento ao cliente é referência no mercado porque conta com especialistas técnicos experientes que interpretam e resolvem todas as questões importantes para o dia a dia do reparador, disponível agora também pelo WhatsApp. Além disso, somos muito preocupados com a capacitação do mecânico e investimos constantemente em cursos on-line, e conteúdo técnico e de formação, distribuídos em diversos canais digitais em variados formatos para que ele possa aprender um pouco mais todos os dias, da forma que preferir.  O Instagram Feras da Oficina Nakata reúne todos os serviços e conteúdo em um só lugar: informação técnica, vídeos explicativos de manutenção, novidades do mundo automotivo e dicas de carreira e atendimento. Assim, procuramos unir qualidade, conforto e conveniência para auxiliar o dia a dia do mecânico em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente. 

Deixe uma mensagem aos mecânicos. 

Construímos toda a nossa trajetória com foco e dedicação no aftermarket. Com isso, ficamos muito singulares e temos como propósito tornar a vida dos nossos clientes mais fácil para que possam ter a tranquilidade que a Nakata vai sempre oferecer apoio em todas as situações. Trabalhamos para oferecer soluções completas e poder proporcionar as melhores experiências aos clientes.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Entrevistas
Entrevistas
ZF destaca o sucesso de seu projeto voltado para o reparador!
Entrevistas
Entrevistas
Nakata revela qual o segredo para se destacar no mercado de reposição e suas novidades
Entrevistas
Entrevistas
Dayco destaca os principais avanços no mercado aftermakert e a importância do reparador