Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. 25 anos do modelo Volvo 850

25 anos do modelo Volvo 850

O carro, responsável por importantes mudanças na marca, completa seu 25º aniversário este ano.

da redação
13 de junho de 2016
No dia 11 de junho de 1991, o Volvo 850 estreou mundialmente na Suécia. Uma inovação frente aos produtos anteriores da empresa, o modelo foi um dos maiores investimentos industriais do país na época. Com tração dianteira e o motor transversal de cinco cilindros, o veículo foi lançado com a bandeira “Um carro dinâmico com quatro estreias mundiais”. Dentre os novos recursos, estavam motor transversal de cinco cilindros, eixo traseiro concebido internamente, sistema de proteção integrado de impacto lateral e cinto de segurança frontal auto-ajustável. O projeto Galaxy, onde foi criado, teve início no ano de 1978 com grande liberdade de criação aos envolvidos. Foram dois modelos resultados dele, um sueco e outro holandês. Logo depois, a Volvo Car B.V, na Holanda, passou a atuar sobre o que viria a ser a série 400, e a Volvo Cars, na Suécia, desenvolveu a série 850. O 850 GLT foi o primeiro modelo a ser apresentado, equipado com um motor aspirado de 20 válvulas que gerava 170 CV. Em 1993 foi lançada a station wagon, com características típicas da Volvo, como a traseira com forte queda para aproveitar ao máximo a capacidade de carga do bagageiro. Ela chegou a ser premiada no Japão e na Itália. Mas o modelo que mais chamaria atenção foi lançado no Salão de Genebra, em 1994: o T-5R. Com uma peculiar cor amarela característica, ele teve fabricação de 2.500 unidades.  Sua motorização turbo com intercooler produzia 240 CV e torque de 330 Nm. Além disso, seus spoilers especiais, tubos de escape quadrados e rodas de liga leve de aro 17 garantiram o esgotamento de suas vendas em apenas duas semanas. Também em 1994 a Volvo voltou para as pistas de corrida. A empresa competiu com o modelo 850 na mais prestigiada competição de carros de série da Europa, o Campeonato Carros de Turismo Britânico (BTCC). Os carros foram guiados pelo sueco Rickard Rydell e pelo holandês Jan Lammers.  No ano seguinte a montadora disputou o campeonato com a versão sedã, por conta de mudanças nas regras. Desde o início, a imprensa chamou o Volvo 850 como “o carro mais seguro do mundo” e, em 1995, atingiu um novo patamar em termos de segurança. Nesse ponto, foi o primeiro veículo produzido em série com airbags de impacto lateral. No ano de 1996, o 850 AWD foi lançado. Ele tinha tração nas quatro rodas com acoplamento viscoso automático, que distribuía a potência entre as rodas dianteiras e traseiras. Seu motor de leve pressão turbo produzia 193 CV, e foi o antecessor dos modelos de tração integral para a série XC.  Ao todo, foram 1.360.522 unidades produzidas nas versões originadas da série 850.
Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
GPS Gueparts fortalece sua presença no mercado de reposição automotiva e anuncia nova gerência de Vendas e Marketing
Pitstop
Pitstop
Toyota GAZOO Racing confirma novo GR Yaris com 300cv, baseado em Pentacampeão Mundial de Rali, para o Brasil