A Volkswagen, que patrocinará o Rock in Rio pela terceira vez, vai lançar uma linha comemorativa do evento com três versões especiais do Gol, Fox e Saveiro. E para divulgar esse lançamento colocou no ar uma campanha que conta com um filme sem trilha sonora, convidando o público para enviar uma música, no estilo rock’n roll, para o comercial, com o intuito que os participantes apresentam músicas autorais para participar da seleção.
O comercial, intitulado “Sonzeira”, foi lançado no dia 31 de maio e faz um convite ao telespectador: “Mande seu rock”. Os interessados devem acessar o site vw.com.br/trilha e fazer o upload de sua música. A ação busca músicas originais, com ou sem letra, e que deve ser enviada por uma pessoa, dupla ou banda que possa reproduzir a canção em um estúdio de gravação para ser incluída no filme.
As cinco versões mais compartilhadas vão direto para a final e outras cinco serão escolhidas por um júri técnico, e dessas dez sairá a trilha vencedora. Depois de gravada em estúdio, a música será transmitida como tema oficial no comercial da linha Rock in Rio e irá ao ar no dia 27 de junho. O vencedor ganhará uma guitarra e, junto com os demais finalistas, receberá convites para o festival.
A marca estima que a música seja ouvida por cerca de 35 milhões de pessoas ao longo da campanha, já que o comercial será veiculado em canais de tevê aberta, a cabo e na internet, e também tocará em rádios de todo o país nos spots da linha.
Esta é somente a primeira das ações da marca para promover o patrocínio e a linha oficial do evento. A campanha também estará na internet com um hotsite com detalhes da linha, nas redes sociais, além de spot, anúncios impressos e outras novidades.
Outra novidade é o Concurso de Bandas, que levará uma banda para tocar no Rock in Rio. Através do rockinrio.vw.com.br, os grupos poderão se inscrever, entre 1/6 e 18/7. Serão dez pré-selecionados que farão um show no dia 10/8 no auditório da Rádio Mix, em São Paulo, e a escolhida se apresentará no evento no dia 27/9, no Palco Sunset.