
A Stellantis chegou a marca de mil veículos desmontados no Centro de Desmontagem Veicular - CDV da Circular AutoPeças, localizado em Osasco, na Grande São Paulo. O resultado foi alcançado apenas nove meses após o início das operações e reforça o avanço das iniciativas de economia circular da fabricante na América do Sul. Criado para reaproveitar componentes automotivos e reduzir o descarte de materiais, o centro já colocou mais de 8 mil peças no mercado de reposição. Segundo a empresa, metade das vendas ocorreu por canais físicos e a outra metade por plataformas digitais. Atualmente, o estoque reúne mais de 10 mil peças multimarcas disponíveis para pronta entrega, incluindo motores, transmissões, componentes de iluminação, itens de carroceria, módulos eletrônicos e centrais multimídia. “A economia circular é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade da Stellantis na região e desempenha um papel fundamental na construção de uma mobilidade cada vez mais responsável. O marco de mil veículos desmontados demonstra como é possível transformar o fim do ciclo de vida de um automóvel em novas oportunidades de geração de valor, promovendo o reaproveitamento de materiais, a redução de resíduos e benefícios para toda a cadeia automotiva, além de fortalecer novas frentes de negócios”, afirma Paulo Solti, vice-presidente sênior de Peças e Serviços para a América do Sul. Além da loja física em Osasco, os componentes são comercializados por meio de marketplaces e canais digitais. A operação também vem registrando crescimento de público nas plataformas online, acompanhando a expansão da demanda por peças reutilizadas e soluções ligadas à economia circular. Leia também Outro destaque da operação está na recuperação de materiais provenientes dos veículos desmontados. Desde o início das atividades, cerca de 740 toneladas de materiais automotivos foram destinadas à reciclagem e ao reaproveitamento industrial. Desse volume, mais de 640 toneladas correspondem a aço e alumínio. Também foram recuperadas aproximadamente 40 toneladas de plástico e mais de três toneladas de cobre. A unidade ainda realizou a coleta e a destinação adequada de cerca de 8,8 mil litros de fluidos automotivos, entre óleo lubrificante, hidrocarbonetos e líquido de arrefecimento. Os materiais são separados e encaminhados para empresas homologadas, responsáveis pelo reaproveitamento ou reciclagem.
Conteúdo
útil?
Faça login para avaliar
Foi útil?