Média de passagens nas oficinas, medida pela CINAU em 14 estados que abrigam aproximadamente 90,96% da frota circulante no País
O PULSO DO AFTERMARKET é produzido pela CINAU – Central de Inteligência Automotiva, unidade de pesquisa, BI-Business Intelligence e Consultoria do Grupo Oficina Brasil, uma empresa com atuação muito além da mídia e 100% focada no mercado de reposição.
Nossos boletins sobre o comportamento do mercado de reposição tiveram início em março de 2020 quando do evento da pandemia. De lá para cá este conjunto de indicadores do desempenho do mercado de reposição tornou-se material de consulta obrigatório para empresários e executivos atuantes no mercado de aftermarket.
Estes dados exclusivos da CINAU são indispensáveis para os tomadores de decisão, uma vez que eles indicam o que está acontecendo na oficina mecânica, sabidamente o nascedouro de toda a demanda de autopeças, lubrificantes, ferramentas, equipamentos, insumos, etc. do mercado de aftermarket automotivo.
Os executivo ou empresários que atuam em qualquer elo da cadeia de reposição seja na indústria, importadores, agentes comerciais, etc sabem que o aquecimento da demanda nas oficinas representa crescimento na vendas.
Neste cenário de demanda em alta o desafio é tentar saber o crescimento real da demanda, pois muitas vezes o empresário ou executivo comemoram “metas batidas”, porém o mercado cresceu mais que a meta projetada, o que significa que a demanda, em sua linha de produtos, foi atendida por seu concorrente.
Crescer a uma taxa inferior à do mercado significa perda de Market Share. Bom, depois desta breve reflexão sobre crescimento real de Market Share, observe no gráfico acima a consolidação do crescimento do mercado de reposição no Brasil alcançando extraordinários 20,51%!
Para aqueles empresários e executivos que se sentiram enquadrados na categoria “crescemos em 2022 mas não tanto quando o mercado” não se preocupe, a equipe a CINAU tem a solução para o seu problema. Este trabalho do PULSO DO AFTERMARKET, apesar de representar o indicador mais confiável do setor, tem abrangência nacional e indicado o crescimento dos serviços nas oficina como um “todo”.
Assim, num país continental como Brasil a CINAU pode personalizar estes dados por região e mais importante ainda, por produtos, pois a demanda de certas linhas de autopeças tem uma curva de compra pela oficina diferenciada em função do “ciclo de troca” dos componentes.
Neste trabalho inédito da CINAU também é possível identificar por região (praça) o Market Share de sua empresa, canais de compra, motivos da não compra, atributos da marca e produtos, etc. Enfim um “raio X” completo que pode ajudar você a entender por que eventualmente suas vendas não cresceram a uma taxa igual ou superior a do mercado.
Este trabalho de CONSULTORIA do Grupo Oficina Brasil é especializado, exclusivo e pode ser contratado pelo e-mail [email protected].
Como é de praxe a cada boletim do PULSO DO AFTERMARKET, além do indicador “quantitativo” representado no gráfico acima, a equipe da CINAU realiza uma “survey” em que entrevista oficinas em todo o território nacional para entender melhor alguns aspectos que chamamos de “qualitativos” como hábitos de compra, relação com o dono do carro, percepção de falta de peças, entre outros.
Para compor o painel “qualitativo” a equipe da CINAU ouviu 284 oficinas em todo o território brasileiro entre os dias 01 e 09 de janeiro. e o resultados desta pesquisa são divulgados nos gráficos a seguir.
Você, como um leitor habitual do PULSO DO AFTERMARKET, poderá tirar suas próprias conclusões, porém em nossa ótica alguns aspectos chamam atenção quando olhamos a série histórica.
Neste sentido o primeiro aspecto relevante é que a percepção de “falta de peças” cresceu um pouco, porém isso não significa um recrudescimento neste crítico gargalo, uma explicação fácil é que o mês de dezembro de 2022 foi o período de maior número de passagens (consequente demanda) de autopeças da história do setor.
Soma-se a este fato o crescente número de modelos novos que a cada dia deixam as concessionárias, inclusive importados, e vão buscar serviços nas oficinas independentes e cujo acesso a peças é naturalmente mais reduzido nos fornecedores tradicionais.
Este fato “conversa” com o aumento das oficinas fazendo compras no ambiente digital na busca de peças mais raras, porém apesar deste aumento da procura no universo on-line o percentual de compras totais na internet caiu, o que faz o índice total de compras neste canal se manter estável. Outro indicador que sofreu ligeira variação para cima foi a delegação da compra da peça ao cliente, e desta feita o principal motivo (que cresceu significativamente) é o “medo da inadimplência”.
Para chegarmos a uma conclusão mais robusta sobre este comportamento da oficina vamos aguardar o PULSO DO AFTERMARKET do mês de fevereiro, pois aí poderemos entender se este movimento é um fato isolado ou uma tendência. A conferir.
Para finalizarmos lembramos que a equipe da CINAU permanece a sua disposição caso você tenha interesse em realizar um trabalho de pesquisa ou BI – Business Intelligence para sua empresa e produtos, pois se a demanda de sua produção ou itens comercializados nasce na oficina a CINAU pode lhe oferecer o melhor diagnóstico para ganho de Market Share e rentabilidade em âmbito nacional, nossa Consultoria é a única 100% especializada no mercado de reposição de autopeças. Para tanto basta mandar uma mensagem para o e-mail [email protected]
Bons negócios e até o próximo PULSO DO AFTERMARKET.