Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Com 0,77 ponto, o IGD da segunda quinzena de outubro repetiu o pior resultado do ano, medido em julho
O IGD (Índice Gerador de Demanda) da segunda quinzena de outubro foi de 0,77 ponto, segundo levantamento da CINAU (Central de Inteligência Automotiva), unidade de negócios de pesquisas do Grupo Germinal. Este valor repete o pior resultado do ano, medido na segunda quinzena de julho.
O resultado, que foi 16% menor em relação à quinzena anterior (ou -0,15 pontos percentual) , interrompe uma sequência de três períodos de alta consecutiva e quebra de recorde, uma vez que na primeira metade de outubro, o índice atingiu a maior marca desde sua criação, em janeiro deste ano, ao registrar 0,92 ponto.
Consequentemente, o Índice de Produtividade (IP) também sofreu queda, de 22%, e fechou a quinzena em 0,54 ponto, ante 0,69 ponto medidos na primeira quinzena de outubro. Em compensação, o setor sentiu menor variação de preços de peças no período. O Índice de Variação de Preço (IVP) foi de 1,7% no último período, ante 3,7%, na quinzena anterior.
Peças
Na aquisição de peças, o reparador manteve a preferência pelo canal Varejo, apesar de em menor proporção, em relação à quinzena anterior. Houve, no entanto, mudança na segunda colocada, com o canal Concessionário à frente do canal Distribuidor, e o reaparecimento do Canal Recebida pelo Cliente.
Assim, as lojas de autopeças representaram 82% de preferência, ante 86% medido na quinzena anterior, as Concessionárias subiram de 6% para 9%, os Distribuidores mantiveram 8%, e as peças recebidas representaram 1%.
Realização CINAU:
CONRE 3ª/5616
Responsável Técnico: Alexandre carneiro
(CONRE 3ª/6691-A/SP)
Confira também a matéria no OB Digital!