Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Mercado/CINAU
  4. /
  5. IGD de julho confirma aquecimento do mercado

IGD de julho confirma aquecimento do mercado

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
11 de agosto de 2010


Apesar da sazonalidade do mês de férias, que reduz a demanda por serviços nas oficinas o índice confirma um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano passado na Grande São Paulo.

O monitoramento de mercado criado pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva) que avalia o desempenho das oficinas mês a mês e desde o final de 2008 está mostrando resultados muito animadores para o setor, pois comprova que o aquecimento continua.

O mês de julho não costuma ser um período bom para as oficinas, pois é a época de férias, e muitos dos serviços são realizados preventivamente para as viagens de férias o que lota os estabelecimentos em junho.
Mesmo assim, e em função da demanda proporcionada pela implantação do programa de inspeção veicular no município de São Paulo, as oficinIGDas continuam lotadas e trabalhando num ritmo acelerado, não tão acelerado quando o mês de junho quando nosso índice bateu seu recorde histórico atingindo 1,54, julho registrou 1,04.


“Uma avaliação apressada do IGD de julho pode parecer que o serviço caiu muito, porém numa análise mais apurada vai confirmar que a queda é típica do mês de julho, mas mesmo assim o patamar é 45% superior ao mesmo período do ano passado o que não muda nossa estimativa de que a demanda deve dobrar até o final do ano” explica Alexandre Carneiro gerente da CINAU e estatístico responsável pelo estudo.perfil_peas


O acompanhamento da preferência da oficina quanto ao canal de compra de peças, também avaliado pelo IGD, indica que a mutação mais significativa aconteceu no segmento “Distribuidor” que caiu do patamar de 28% (recorde histórico) para 19% e quem ganhou com isso foram as lojas de autopeças que subiram de 48% para 58% da preferência da oficina como fornecedor.


Quanto a preferência de compra de autopeças quem se manteve num mesmo patamar (ainda que elevado pelo histórico do IGH) foi a concessionária que registrou os mesmo 22%, patamar já alcançado no mês de junho e repetido em julho.


Já no quesito “falta de peças” 50% dos reparadores denunciaram a situação sendo que as montadoras mais citada foram: Ford (10,9%), Peugeot (8,8%), Renault (5,2%), GM (2,6%), Fiat (2,3%) e Volkswagen (1,2%). A dificuldade em encontrar peças é maior nos veículos importados, uma vez que representa 50,2% das citações.


Outro destaque diz respeito ao valor do ticket médio que continua em alta alcançando o patamar recorde de R$ 435,00 o que indica que as oficinas da região estão faturando mais do que nunca experimentando mais serviços a um custo maior.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Mercado/CINAU
Mercado/CINAU
Marcas na Oficina 2024: o que pensa o mecânico brasileiro
Mercado/CINAU
Mercado/CINAU
Aftermarket em franca recuperação
Mercado/CINAU
Mercado/CINAU
Aftermarket engata uma terceira marcha e esboça uma recuperação.