Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Após repetir o menor índice do ano (0,77 ponto), o IGD apresenta recuperação e sobe para 0,88 ponto
Nesta primeira quinzena de novembro, o IGD (Índice Gerador de Demanda) medido pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva) voltou a subir, e apresentou índice de 0,88 ponto, 14% (ou 0,11 pp) mais do que na última quinzena de outubro, quando do IGD ficou em 0,77, repetindo o menor valor do ano, medido na segunda quinzena de julho.
O resultado indica recuperação da demanda uma vez que o Índice de Produtividade subiu 19% (0,1 pp), pulando de 0,54, na segunda quinzena de outubro, para 0,64, nesta última medição.
Vale lembrar que em novembro o governo federal retomou a cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre a venda de veículos zero km, ainda que de forma gradativa.
Assim, estes resultados podem ser consequência desta medida e, se confirmada esta tendência, a expectativa é de nova elevação na demanda nas oficinas, uma vez que, sem benefícios fiscais para a aquisição de veículos zero km, o consumidor volte a considerar a manutenção do carro próprio ou à troca por um seminovo.
Peças
O comportamento de aquisição de peças sofreu poucas alterações no período, sendo a principal a inversão da preferência do canal Distribuidor ao canal Concessionário. Se na quinzena anterior, a preferência de compra do reparador foi de 9% para o Concessionário, nesta caiu para 6%, enquanto o Distribuidor subiu de 8% para 11%. Já o Varejo manteve a liderança, com 83% das prioridades de compras.
Realização CINAU: CONRE 3ª/5616
Responsável técnico: Alexandre Carneiro – CONRE 3ª/6691-A/SP