Depois de cair por duas quinzenas consecutivas, o IGD apresenta recuperação na primeira metade de agostoAo que tudo indica, o mês de agosto será melhor do que o de julho. Resultado da primeira quinzena do IGD (Índice Gerador de Demanda) medido pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva), unidade de pesquisa do Grupo Germinal, mostra que a demanda por serviços nas oficinas mecânicas subiu 4% (0,03 ponto percentual - pp) em relação à última quinzena de julho, quando o IGD ficou em 0,77 ponto.
O resultado põe fim a uma sequência de dois períodos de queda, o que conferiu ao mês de julho o pior do ano. A recuperação foi graças aos números de orçamentos, serviços executados e atendimentos, que apresentaram crescimento na ordem de 34%, 40% e 21%, respectivamente, nesta primeira quinzena de agosto.
O Índice de Produtividade (IP) também subiu, e fechou o período com 0,62 ponto, alta de 17% (ou 0,09 pp) em relação à quinzena anterior. Estes resultados dão novo ânimo ao setor de reparação, em um momento que as vendas de carros zero Km mantem-se nos mesmos níveis do ano passado, antes da crise mundial.
PeçasO reparador tem mantido a preferência da compra de peças nas casas de varejo, apesar de o canal Distribuidor ter apresentado boa recuperação nesta primeira quinzena do mês. Do total de componentes adquiridos no período, 79% foram no varejo, 12% no distribuidor e 9% na concessionária.
Em relação ao período anterior, o varejo perdeu 9 pp, enquanto o distribuidor ganhou 5 pp e a concessionária ganhou 4 pp.
