Na segunda quinzena do mês, o IGD medido ficou em 0,86 ponto, 0,01 ponto percentual acima do registrado no primeiro período
Dezembro mostrou ser o mês mais estável em termos de demanda para os reparadores. Na primeira quinzena, o IGD (Índice Gerador de Demanda) medido pela Cinau (Central de Inteligência Automotiva) foi de 0,85 ponto. Já na segunda quinzena, o IGD foi de 0,86 ponto, crescimento de 1%.
Estes números comprovam que dezembro é um excelente período para o setor de reparação, pois historicamente não houve nenhum outro mês com dois resultados acima de 0,85. O único que chegou perto foi setembro, com resultado de 0,83 ponto na primeira quinzena e 0,88 ponto na segunda.
O resultado desta segunda quinzena de dezembro encerra um período de grande oscilação na demanda, que começou em outubro, com a queda do IGD para 0,77 ponto, ante uma primeira quinzena de 0,92, recorde absoluto do IGD em 2009.
Com a inspeção veicular ambiental para 100% da frota de veículos da cidade de São Paulo, a tendência do índice é de aumento em 2010.
Peças
O perfil de aquisição de peças sofreu poucas alterações nos últimos meses de 2009 e fechou a segunda quinzena de dezembro com 83% da preferência do reparador pelo Varejo, 10% pelo canal Distribuidor, 4% de compras nas Concessionárias e 3% foram recebidas pelo dono do carro.
No período, apenas 18% dos entrevistados afirmaram ter encontrado dificuldade em encontrar algum componente, e 88% dos reparadores disseram que são eles quem decidem pela marca da peça comprada e destes, nenhum explicou a decisão pela marca ao cliente.
Realização CINAU: CONRE 3ª/5616
Responsável técnico: Alexandre Carneiro – CONRE 3ª/6691-A/SP