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Peças
O perfil de aquisição de autopeças também foi bastante diferente nesta quinzena, em relação à anterior. O canal Varejo voltou a predominar sobre os demais, e representou 86% das vendas no período, ante 75% medido em setembro.
Já o canal Distribuidor voltou a perder força e fechou a quinzena com 8% da preferência de compra do reparador. Queda de 50% em relação a segunda metade de setembro, quando o canal atingiu índice de 16%.
Por fim, a compra em Concessionárias manteve-se estável no período, com 6% da preferência do reparador, mesmo índice medido na segunda metade de setembro.
IGD
O IGD é produto de cálculo estatístico extraído do número de ordem de serviços abertos, da quantidade de atendimentos efetuados pela oficina, da quantidade de horas trabalhadas por dia, do número de dias trabalhados, da variação dos preços das autopeças adquiridas no período e o total de orçamentos apresentados aos clientes. Quanto mais elevado o IGD, melhor a demanda de serviços na oficina, sendo que 1 é o número ideal. Índice abaixo de 1, significa que há potencial de vendas de serviços a ser executado, e acima de 1 é uma condição excelente por excesso de demanda.
A pesquisa, inicialmente, contempla um universo de 50 pontos de serviços na macro região da Grande São Paulo. A coleta é feita quinzenalmente. Com a evolução do índice, o universo de oficinas será ampliado para outras regiões e Estados. Segundo dados do Sindipeças, a frota dessa região amostral equivale a 18,63% da frota circulante nacional e a 52,5% da frota do Estado de São Paulo.
Realização CINAU: CONRE 3ª/5616
Responsável técnico: Alexandre Carneiro – CONRE 3ª/6691-A/SP