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Demanda cresce e atinge maior índice da história


Em outubro, o movimento nas oficinas bateu novo recorde ao registrar IGD de 2,01 pontos; resultado revela crescimento de 175% em relação a fevereiro, número muito próximo ao projetado pela CINAU em julho deste ano

Por: Alexandre Akashi - 08 de novembro de 2010

O IGD (Índice Gerador de Demanda) cresceu 9,8% em outubro em relação a setembro ao marcar 2,01 pontos, ante 1,83 ponto registrado no mês passado. Este resultado indica novo recorde no movimento das oficinas. Medido pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva), unidade de pesquisas do Grupo Germinal, o IGD avalia a demanda nas oficinas de reparação automotiva da cidade de São Paulo e Região Metropolitana.

De fevereiro deste ano, quando 100% da frota circulante da cidade de São Paulo começou a ser inspecionada pela Controlar, a outubro, o crescimento da demanda foi de 175,34%. Assim, é possível dizer que a inspeção ambiental veicular é a principal responsável pelo aumento de movimento nas oficinas.

Este resultado vem ao encontro das previsões realizadas pela CINAU. Assim, na região metropolitana de São Paulo, o aftermarket não é mais uma “caixa preta”.

PEÇAS
Com as vendas de veículos zero km aquecida, a indústria de autopeças tem voltado a produção para atender aos pedidos das montadoras, o que pode explicar parte da dificuldade que o reparador tem encontrado para comprar peças no mercado de reposição. Tanto que pelo segundo mês consecutivo 46% dos entrevistados afirmaram ter sentido falta de peças.
Em relação ao perfil de compra, o canal Varejo apresentou leve aumento na preferência do reparador, e fechou outubro com 60% do total das peças adquiridas pela categoria, ante 53% medido em setembro.

O canal Distribuidor perdeu 11 pontos percentuais, caiu de 24% para 13%, enquanto o canal Concessionário voltou a subir: de 16% da preferência em setembro, para 19%, em outubro. As peças recebidas apresentaram crescimento de 14% em outubro, em relação a setembro, subiu de 7% para 8%.

IGD
O IGD é produto de cálculo estatístico extraído do número de ordem de serviços abertos, da quantidade de atendimentos efetuados pela oficina, da quantidade de horas trabalhadas por dia, do número de dias trabalhados, da variação dos preços das autopeças adquiridas no período e o total de orçamentos apresentados aos clientes. Quanto mais elevado o IGD, melhor a demanda de serviços na oficina. A pesquisa contempla um universo de 50 pontos de serviços na macro região da Grande São Paulo. A coleta é feita mensalmente.

Realização CINAU: CONRE 3ª/5616 - Responsável técnico: Alexandre Carneiro – CONRE 3ª/6691-A/SP