Notícias
Vídeos

Adesão ao Inovar-Auto dá novo alento à Kia Motors em 2014


Nas estimativas de vendas da Kia Motors para o próximo ano

Por: Da Redação - 06 de dezembro de 2013

"A Kia Motors Corporation autorizou a Kia Motors do Brasil, no mês passado, a formalizar o processo de habilitação ao programa Inovar-Auto, e assim, comprometendo-se a cumprir metas de eficiência energética a serem comprovadas em outubro de 2017. Com isso, ainda em dezembro, vamos protocolar o nosso pleito ao programa". A declaração é de José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, em encontro com os jornalistas automotivos nesta quarta-feira em São Paulo.

Segundo Gandini, a Kia Motors do Brasil não aderiu ao Inovar-Auto, instituído em 3 de outubro de 2012, porque apenas como importadora e distribuidora não teria como atender aos requisitos mínimos do programa. "Sem o comprometimento jurídico da montadora sul-coreana, não teria como sustentar o nosso compromisso com o Governo brasileiro", argumenta.

A partir de janeiro de 2014, por meio do programa Inovar-Auto, a Kia Motors passa a ter direito à cota máxima de 4.800 unidades/ano sem os 30 pontos percentuais no IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados. Para que a importadora volte a ter competitividade, 6 mil unidades do Bongo – produzido no Uruguai, portanto também sem os 30 pontos percentuais no IPI - serão contabilizadas em 2014.

Nas estimativas de vendas da Kia Motors para o próximo ano, Gandini espera obter crescimento de cerca de 3% sobre os volumes de 2013. "Como fecharemos o ano com 29 mil veículos emplacados, ao projetarmos 3% de crescimento, chegaremos a 30 mil unidades em 2014. Para chegarmos a essa projeção, contaremos com a cota de 4.800 unidades e 6 mil de Bongo, sem a alta de 30 pontos percentuais no IPI, e mais cerca de 20 mil unidades com o IPI diferenciado", estima.

Ainda de acordo com o presidente da Kia Motors, "a cota de 4.800 unidades sem o aumento de 30 pontos percentuais no IPI vai nos permitir equalizar preços com os concorrentes nacionais. Apenas a título ilustrativo, em setembro quando aplicamos um bônus de três mil reais no Picanto, as vendas cresceram 54%; e em outubro, o bônus de quatro mil reais no Cerato significou 16% a mais em vendas. Ou seja, esses dois modelos chegaram aos patamares de preços dos veículos concorrentes nacionais", explica Gandini.

Lançamentos - Outro cenário, agora factível, é a efetiva série de lançamentos que a Kia Motors deve fazer ao longo de 2014. Os dois primeiros já estão definidos: o sedã de luxo Quoris em abril e o novo Soul (segunda geração) em maio. Outros, no entanto, como do Cerato Hatch, nova Carens e o Cerato Koup, terão de ser postergados por conta do fator incompatibilidade de preços finais.

"De qualquer maneira, agora temos mais alternativas. Com a cota, podemos direcionar os benefícios fiscais para produtos em alto volume ou para produtos de nicho, mas sempre em condições igualitárias em relação aos seus principais concorrentes", enfatiza Gandini.

Ações de marketing - Embora o setor automotivo brasileiro esteja trabalhando com a possibilidade de queda de 1% nas vendas em 2014, a Kia Motors do Brasil vislumbra recuperação parcial de suas perdas em 2012 e 2013 com o alento do Inovar-Auto, do Bongo produzido no Uruguai e também com o apoio de linha de produtos atualizados, posicionados à frente de seus principais concorrentes, além de um programa estratégico de marketing.

Duas ações já estão confirmadas. A primeira é a renovação de ações de merchandising da novela das 21 horas da Globo. Na sequência de "Amor à Vida", na qual já teve forte participação ao longo do ano, a Kia Motors do Brasil - em 2014 - estará presente em "Em Família", de autoria de Manoel Carlos, novela protagonizada por Bruna Marquezine.

"Não temos como mensurar a influência do merchansiding na venda do automóvel. Mas posso assegurar que o fluxo de loja, nos dias subsequentes à ação de merchandising, aumenta de modo muito expressivo. A partir desse momento, cabe ao concessionário possibilitar ao consumidor a oportunidade de test-drive e de mostrar todos os features de um automóvel Kia", analisa Gandini.

Outra importante ação de marketing em 2014 será a da Copa do Mundo de Futebol, a ser disputada em 12 estádios, dos quais a Kia Motors do Brasil terá participação direta, com ativações de interatividade com o público, em seis deles. "Tivemos uma prévia na Copa das Confederações, cujo resultado foi muito bom, no sentido de tornar a marca Kia ainda mais conhecida no mercado brasileiro", conclui Gandini.