Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Mercado/CINAU
  4. /
  5. OBRIGADO 2023 E BEM-VINDO 2024

OBRIGADO 2023 E BEM-VINDO 2024

O PULSO DO AFTERMARKET já havia previsto que o ano de 2023 deveria se consolidar como um dos melhores para o mercado de reposição

Átila Paulino
01 de janeiro de 2024


Iniciamos o primeiro relatório PULSO DO AFTERMARKET de 2024 consolidando o movimento das oficinas de 2023, e o que devemos dizer para o ano de 2023 é: OBRIGADO.
Foram inúmeros desafios ao longo de 2023, a começar pela mudança de governo, novas diretrizes orçamentárias, inflação nas grandes economias (EUA e China), sobe e desce de juros (Selic), conflitos geopolíticos (Rússia vs Ucrânia, Israel vs Hammas), o que torna o cenário global repleto de incertezas. Tivemos grandes vitórias econômicas também: valorização do Real frente ao Dólar (no acumulado do ano, foi uma queda de mais de 8%, encerrando a última sessão do ano em R$ 4,85), redução do preço dos combustíveis, aquecimento do mercado de veículos novos. E o nosso famigerado aftermarket provou sua força ao superar um crescimento de dois dígitos em mais um ano. Focando nos indicadores de movimento das oficinas mecânicas, em 2023, o mercado de reposição de autopeças das linhas leve e comercial leve acumulou um crescimento de 13,78%.
Do alto de nossa experiência no mercado de reposição, e considerando as principais variáveis que influenciam a demanda de autopeças a partir das oficinas mecânicas, podemos projetar para 2024 um crescimento moderado, pois o que vimos nos últimos 3 anos de aceleração contribuiu para que tenhamos, nas nossas expectativas, um crescimento mais robusto e ao mesmo tempo sustentável do nosso mercado neste ano.

Análise Qualitativa

Além dos indicadores de número médio de passagem de veículos nas oficinas, a CINAU consolidou mais um mês da nossa conhecida pesquisa qualitativa. Foram ouvidos 214 profissionais em todo o território nacional entre os dias 02 e 10 de janeiro, com o objetivo de entendermos melhor alguns aspectos que influenciam no dia a dia das oficinas e a forma com que as oficinas estão comprando peças.
Os pontos que chamaram nossa atenção nesse boletim foram:
1.Apesar da influência da internet, as oficinas estão delegando menos a compra de peças para o dono do carro. A última mensuração foi de 11,3%. Atualmente, passados 3 meses da última medição, a quantidade de oficinas que estão delegando a compra da peça ao dono do carro caiu para 10,1%. O tripé dessa delegação continua sendo principalmente fatores econômicos, como falta de capital de giro e medo da inadimplência, seguidos de dificuldade de encontrar peça.
2.As compras da oficina no ambiente digital estagnaram. A variação flutua entre 6 e 7%, concentrando-se principalmente nos itens de “cauda longa”. As oficinas que compram na internet recorrem a esse universo (canal digital) 68% das vezes quando não encontram a peça no fornecedor e 61% das vezes quando precisam de peças para veículos de nicho, premium, antigos etc.
3.O que ainda assombra o canal digital continuam sendo os temores por peças falsificadas e questões logísticas (tempo de entrega), o que, naturalmente, gera um “gargalo” nesse canal de abastecimento de peças. Seja pela percepção ou pela realidade, esses dois motivos impactam as oficinas em dois fatores cruciais: retrabalho, no caso de uma possível aplicação de peça falsificada; e produtividade, quando o tempo de entrega é elevado, chegando-se até mesmo a atrasar a entrega do carro para o cliente em alguns casos.
Caso haja interesse em entender mais sobre seu canal de distribuição, produtos e serviços, sobre a percepção de sua marca sob a ótica daqueles que são, sem sombra de dúvida, o elo mais importante do Aftermarket Automotivo – os reparadores automotivos, os profissionais da CINAU estão totalmente à disposição para um bate-papo.
Pois bem, os desafios e as oportunidades estão postos à mesa. Então é hora de dizer: OBRIGADO 2023, e BEM-VINDO 2024! Bons negócios e até o próximo PULSO DO AFTERMARKET.






Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Mercado/CINAU
Mercado/CINAU
Marcas na Oficina 2024: o que pensa o mecânico brasileiro
Mercado/CINAU
Mercado/CINAU
Aftermarket em franca recuperação
Mercado/CINAU
Mercado/CINAU
Aftermarket engata uma terceira marcha e esboça uma recuperação.