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OBRIGADO 2023 E BEM-VINDO 2024


O PULSO DO AFTERMARKET já havia previsto que o ano de 2023 deveria se consolidar como um dos melhores para o mercado de reposição. Agora, nem as previsões mais otimistas apontava para este crescimento acumulado em 3 anos. Saiba mais nesta edição!

Por: Átila Paulino - 01 de janeiro de 2024


Iniciamos o primeiro relatório PULSO DO AFTERMARKET de 2024 consolidando o movimento das oficinas de 2023, e o que devemos dizer para o ano de 2023 é: OBRIGADO.
Foram inúmeros desafios ao longo de 2023, a começar pela mudança de governo, novas diretrizes orçamentárias, inflação nas grandes economias (EUA e China), sobe e desce de juros (Selic), conflitos geopolíticos (Rússia vs Ucrânia, Israel vs Hammas), o que torna o cenário global repleto de incertezas. Tivemos grandes vitórias econômicas também: valorização do Real frente ao Dólar (no acumulado do ano, foi uma queda de mais de 8%, encerrando a última sessão do ano em R$ 4,85), redução do preço dos combustíveis, aquecimento do mercado de veículos novos. E o nosso famigerado aftermarket provou sua força ao superar um crescimento de dois dígitos em mais um ano. Focando nos indicadores de movimento das oficinas mecânicas, em 2023, o mercado de reposição de autopeças das linhas leve e comercial leve acumulou um crescimento de 13,78%.
Do alto de nossa experiência no mercado de reposição, e considerando as principais variáveis que influenciam a demanda de autopeças a partir das oficinas mecânicas, podemos projetar para 2024 um crescimento moderado, pois o que vimos nos últimos 3 anos de aceleração contribuiu para que tenhamos, nas nossas expectativas, um crescimento mais robusto e ao mesmo tempo sustentável do nosso mercado neste ano.

Análise Qualitativa

Além dos indicadores de número médio de passagem de veículos nas oficinas, a CINAU consolidou mais um mês da nossa conhecida pesquisa qualitativa. Foram ouvidos 214 profissionais em todo o território nacional entre os dias 02 e 10 de janeiro, com o objetivo de entendermos melhor alguns aspectos que influenciam no dia a dia das oficinas e a forma com que as oficinas estão comprando peças.
Os pontos que chamaram nossa atenção nesse boletim foram:
1.Apesar da influência da internet, as oficinas estão delegando menos a compra de peças para o dono do carro. A última mensuração foi de 11,3%. Atualmente, passados 3 meses da última medição, a quantidade de oficinas que estão delegando a compra da peça ao dono do carro caiu para 10,1%. O tripé dessa delegação continua sendo principalmente fatores econômicos, como falta de capital de giro e medo da inadimplência, seguidos de dificuldade de encontrar peça.
2.As compras da oficina no ambiente digital estagnaram. A variação flutua entre 6 e 7%, concentrando-se principalmente nos itens de “cauda longa”. As oficinas que compram na internet recorrem a esse universo (canal digital) 68% das vezes quando não encontram a peça no fornecedor e 61% das vezes quando precisam de peças para veículos de nicho, premium, antigos etc.
3.O que ainda assombra o canal digital continuam sendo os temores por peças falsificadas e questões logísticas (tempo de entrega), o que, naturalmente, gera um “gargalo” nesse canal de abastecimento de peças. Seja pela percepção ou pela realidade, esses dois motivos impactam as oficinas em dois fatores cruciais: retrabalho, no caso de uma possível aplicação de peça falsificada; e produtividade, quando o tempo de entrega é elevado, chegando-se até mesmo a atrasar a entrega do carro para o cliente em alguns casos.
Caso haja interesse em entender mais sobre seu canal de distribuição, produtos e serviços, sobre a percepção de sua marca sob a ótica daqueles que são, sem sombra de dúvida, o elo mais importante do Aftermarket Automotivo – os reparadores automotivos, os profissionais da CINAU estão totalmente à disposição para um bate-papo.
Pois bem, os desafios e as oportunidades estão postos à mesa. Então é hora de dizer: OBRIGADO 2023, e BEM-VINDO 2024! Bons negócios e até o próximo PULSO DO AFTERMARKET.