Iniciamos o segundo relatório PULSO DO AFTERMARKET de 2024 consolidando o movimento das oficinas no mês de janeiro de 2024, e para os mais “antigos” de Aftermarket, sabem que este indicador, quantidade de carros atendidos por mês, é o famoso número “PI da reparação”. Há mais de 30 anos acompanhamos este indicador básico do Aftermarket e uma verdade podemos dizer: ele sempre foi o nosso número “PI”. Momento história: O número PI é uma proporção numérica infinita, ou seja, uma sequência numérica que não tem fim. Por conta disso, o PI é classificado como um número irracional. Porém, o nosso número “PI” da reparação” é muito lógico e racional, vejamos: Historicamente quando as oficinas estão superlotadas, como estão agora, os indicadores de atendimento/mês estão altos (época de vacas gordas), assim colocamos na mesa assuntos como capacidade produtiva.
Agora, quando ocorre uma saturação da capacidade produtiva das oficinas, observamos um movimento migratório e o surgimento de novas oficinas, consequentemente fazendo com que os indicadores de atendimento das oficinas diminuam (vacas magras). É nesta fase que as oficinas mais estruturadas em matéria de gestão sobrevivem, porém muitas deixam de existir, fazendo com que os indicadores de atendimento/mês retornem a patamares altos novamente (vacas gordas) e assim segue o nosso Aftermarket e o nosso indicador de atendimento/mês das oficinas batizado de número “PI da reparação”. Isso pode explicar o -1,08% registrado pelo PULSO DO AFTERMARKET em janeiro. Tudo bem que falam “o ano inicia após o Carnaval” e para nos ajudar ele chegou bem cedo, ou seja, podemos sair da marcha lenta, tirar o pé do freio e acelerar. Sem esta visão popular, analistas de mercado preveem 2024 como um ano de desaceleração da economia brasileira, crescendo menos que a média mundial elaborada pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). Outro indicador que bate a nossa porta esteve no balanço da Anfavea, no qual janeiro teve o melhor resultado para o mês, desde 2021, com 162.000 veículos emplacados (todas as categorias) e um crescimento de 13,1%, comparado a janeiro de 2023. Isso remonta numa diminuição dos serviços de reparação do carro usado.
Agora é hora de analisar seus indicadores, estudar bem suas linhas de produtos, canais de abastecimento, posicionamento de marca e preço, pois pelo que tudo indica caso as oficinas não ultrapassem este novo “sarrafo” (123 carros atendidos por mês) a quantidade de oficinas no país pode crescer e a sua marca e produto precisam estar na mente e no coração destes que até então são reparadores, mas que amanhã serão futuros empresários, donos de oficinas e decisores no momento da compra. Caso a sua marca esteja passando por dificuldades, seja no posicionamento de lembrança, confiança, percepção de portfólio, cobertura da frota, preço, canal ou até mesmo para interpretar alguns indicadores os profissionais da CINAU estão totalmente à disposição para um bate-papo. Não fique no escuro, pois as oficinas estão se preparando para saltar mais um ano.