Notícias
Vídeos

Aftermarket engata uma terceira marcha e esboça uma recuperação.


Após um período desafiador, o Aftermarket está ganhando força. Confira!

Por: Átila Paulino - 27 de maio de 2024

public/img/noticias/gráfico_pages-to-jpg-0001.jpg-bff1


Iniciamos o quinto relatório PULSO DO AFTERMARKET de 2024 consolidando o movimento das oficinas no país.

Nossa previsão se mantém em relação ao ano de 2024 e analisando os indicadores econômicos do primeiro trimestre mantemos nossa previsão de 2024 ser um ano flat para o aftermarket.

Entre os dias 01 de abril e 03 de maio o movimento das oficinas foi 7,75% em relação ao patamar de 123 carros, algo inédito até agora. Somente na última semana de abril e primeira semana de maio, as oficinas tiveram seus movimentos cerca de 10% maior em relação as semanas anteriores. Este movimento no mês de abril contribuiu uma para ligeira melhora nos indicadores anuais. O último boletim do pulso registrava um déficit 2,99%, porém as oficinas engataram uma terceira marcha o que reduziu o déficit ano para 2,88%.

Uma recuperação tímida, mas expressiva levando em consideração o tipo de ano que estamos projetando. Contudo, são nestes períodos, de calmaria que, ganhar ou perder um ponto percentual de market share é muito significativo para operação.

No último dia 08 a 11 de maio o GOB esteve presente na feira AUTOPAR ouvindo as indústrias e os reparadores. Costumamos dizer que o melhor focus group é realizado no último dia de feira em rodas de conversa com os reparadores. Para quem já teve oportunidade de participar do último dia de feira, após a liberação dos chopps, sabe que aquele momento várias ideias surgem e muitos insights são colhidos.

Claro que este método não é nada cientifico, mas é um ótimo termômetro para entender o mercado e o comportamento de algumas marcas.

A equipe da CINAU precisa estar atenta as mudanças do mercado, por isso não é difícil encontrar os profissionais do GOB em eventos do setor. Voltando ao título desta matéria, o Aftermarket engatou uma terceira marcha na última semana ultrapassando a marca de 10%.

As indústrias que operam no Aftermarket estão no mesmo barco, mas só há uma forma de obter resultados diferentes, fazendo ações diferentes. Assim sendo, se a tua indústria esteja neste cenário, fazendo tudo igual, com estratégias reativas ao invés de proativas e você quer mudar este sentido de orientação, mas não sabe onde nem como começar, os profissionais da CINAU estão 100% disponíveis para uma reunião estratégica.

Podemos ajudá-los a entender melhor os hábitos de consumo, as percepções de marca, das suas linhas de produto, sob a ótica daqueles que realmente fazem o aftermarket acontecer – os reparadores independentes.