Está disponível para compra a Yamaha a XT 660R versão 2009. O modelo adotou novos grafismos, mais modernos, arrojados e nova cor vermelha. A XT 660R na cor preta tem bolha do anteparo dianteiro na cor cinza e assento bicolor em cinza e preto, enquanto na versão vermelha a bolha é cinza e o assento bicolor nas cores preto e cinza. A motocicleta dispõe agora de sistema anti-furto, sendo que ao tirar a chave da ignição, o sistema entra em ação, bloqueia a partida e só é desativado quando a chave é novamente introduzida.
O propulsor monocilíndrico com arrefecimento líquido, equipado com o sistema Yamaha de injeção eletrônica, leve e compacto, é capaz de gerar 5,95 kgf.m de torque a 5.250 rpm e atingir a potência máxima de 48 cv a 6.000 rpm. O cabeçote da XT 660R é dotado de quatro válvulas, o cilindro tem revestimento cerâmico e o pistão é forjado, garantindo resistência e alta capacidade de dissipação de calor. Os gases resultantes da queima da mistura são liberados pelo escape, não sem antes serem submetidos aos dois catalisadores para não denegrir o meio ambiente.
O modelo possui também novos protetores antiqueimadura nos escapes e sonda lambda, tudo para deixá-la em conformidade com o Promot III que entrou em vigor em janeiro deste ano. O chassi tubular em aço, tipo Diamond duplo, acomoda o reservatório de óleo, o que colabora para o baixo peso e o sistema de cárter seco bastante conveniente em trilhas. Os 165 quilos de peso a seco da XT 660R são perfeitamente distribuídos, proporcionando equilíbrio.
Em terrenos fora de estrada, as variações de nível, inclinações e depressões são compensadas pela ação eficaz da suspensão dianteira Paioli com 225 mm de curso e a traseira é do tipo Monocross, com um curso de 200 mm, sendo ajustável em cinco posições.
Na roda dianteira, em alumínio de 21 polegadas, foi adotado um disco de freio flutuante com 298 mm de diâmetro. Na roda traseira, de 17 polegadas, a pinça simples com o pistão Brembo completam o conjunto com um disco de 245 mm de diâmetro.